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Volkswagen Tiguan Allspace R-Line

põe pimenta nos passeios em família.

Teste: Volkswagen Tiguan Allspace R-Line põe pimenta nos passeios em família.Versão mais cara da segunda geração do SUV oferece tração integral e traz o motor 2.0 turbo do desejado Golf GTI.
O espaço interno é um dos atributos mais valorizados nos SUVs, sem dúvida. Mas não é o grande atrativo da versão topo de linha do novo VW Tiguan Allspace, que acaba de chegar do México. A despeito dos sete lugares na cabine, o utilitário acelera feito um carro esporte. É a nova referência em desempenho na categoria. Nos testes de pista, levou 6,8 segundos para arrancar até os 100 km/h. Nas retomadas, apenas 4 segundos para ir dos 60 km/h aos 100 km/h. E mesmo pesando quase 1,8 tolenada, mandou muito bem nas frenagens, ao estancar a 100 km/h em 36,2 metros, e a 60 km/h em 13 metros.
Se antes os SUVs médios (cinco sete lugares) apelavam aos motores V6 para ostentar virilidade, esta segunda geração do Tiguan prova que não é preciso de mais cilindros. Bastam os quatro do 2.0 turbo a gasolina, o mesmo instalado no atual Golf GTI, para entregar 220 cv de força e um torque vigoroso de 35,7 kgfm entre 1.600 rpm e 4.200 rpm. A agilidade que a versão R-Line tem ainda um outro ingrediente: o 2.0 TSI surge associado pela primeira vez ao câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas. A transmissão é versátil, oferece modo esportivo e faz trocas suaves e muito rápidas.
Outro recurso elementar em um utilitário que se preze ao fora de estrada é a tração integral, e a Volkswagen não a descartou na versão mais cara do Tiguan. O sistema 4Motion reparte automaticamente o torque entre os dois eixos, favorecendo o dianteiro para menor consumo de combustível. Contudo, há diferentes modos para encarar o offroad, embora, na versão de topo, o novo Tiguan seja ainda mais voltado ao asfalto, dado seu apetite voraz nas acelerações. Por falar em consumo, mesmo pesado, o modelo mexicano faz boas marcas: 8,3 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada, com média mista de interessantes 10,2 km/l.
Espaço para todos, atrasada na oferta de utilitários esportivos, a Volkswagen ao menos foi atenta e percebeu a lacuna entre os médios. Aproveitou a plataforma modular MQB e esticou o Tiguan, que renasce maior, com opção de cinco e sete assentos - daí o sobrenome Allspace. A arquitetura é a mesma aplicada aos automóveis, como o Golf e o novo Jetta, que estreia em breve no Brasil. É construída com aços de alta e ultra resistências, o que, no caso do SUV, conferiu-lhe excelente rigidez e equilíbrio em movimento. Embora avantajado e alto, o modelo é obediente e aceita uma tocada mais agressiva sem penalizar quem está a bordo.
O nível de conforto é dos melhores, tanto acústico quanto no rodar. Mesmo calçado com belas rodas pretas de aro 19 e pneus de perfil baixo (255/45), passa por buracos e imperfeições sem sacolejar ou reverberar. Evidente que, com os pneus mais altos e as rodas de aro 17 das versões 1.4 TSI, apresenta maior maciez. Por outro lado, o conjunto do R-Line é sedutor e deixa o Tiguan Allspace mais parrudo e provocante. O design pode não ser arrebatador em um primeiro olhar, mas há beleza e solidez nas linhas. Particularmente, gostei dos faróis que se unem à grade e as lanternas recortadas.
Vida a bordoSe acertou no design, a Volkswagen fez um trabalho louvável no interior do Tiguan. Sem renovação há quase uma década, o SUV agora muda radicalmente e não guarda qualquer resquício do passado recente, sobretudo no quesito espaço. Os 2,70 metros de entre-eixos lhe dão a possibilidade da terceira fileira de bancos, além de ótimos vãos para pernas e cabeças. Há farta quantidade de porta-objetos, além de itens como mesinhas do tipo aviação com três ajustes de inclinação - para, por exemplo, apoiar um tablet ou notebook. E o porta-malas é dos maiores: 686 litros quando ajustado para cinco adultos.
Há ainda outros detalhes interessantes. Os bancos da segunda fileira, por exemplo, são retráteis, reclináveis e correm sobre trilhos, podendo ser deslocados. E poderia até ser melhor. O Peugeot 5008, concorrente direto, tem bancos individuais, enquanto o VW traz assento inteiro bipartido (40/60) com aquele apoio de braço embutido que incomoda quem se senta no meio. O espaço na terceira fileira também não é sensacional. O rival francês, que leva até 780 litros no bagageiro com cinco lugares, é mais generoso no espaço. Com os sete lugares, o compartimento do Tiguan passa a 216 litros - são 237 litros no 5008.
Volkswagen Tiguan Allspace R-Line (Foto: Diogo de Oliveira/AE).Seletor oferece diferentes ajustes da tração integral 4MOTION.Por outro lado, em equipamentos o Tiguan é quase imbatível, sobretudo nesta versão R-Line que testamos. Desde a opção de entrada (R$ 124.990) há ar-condicionado de três zonas, tela multimídia de oito polegadas com GPS e interfaces Android Auto e Carplay, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, Isofix para cadeirinhas infantis, controles de estabilidade e de tração, assistente de saída em rampas, detector de fadiga, start/stop, entre outros. Já o intermediário Comfortline traz revestimento de couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento, faróis e lanternas de led, rodas aro 18 e câmera de ré.
Mas a lista impressiona para valer no R-Line. Este é o único a ter itens como quadro de instrumentos em tela digital de 12,3 polegadas, chave presencial, tampa traseira com acionamento elétrico presencial e pela chave, assistente de manobra, faróis automáticos com ajuste antiofuscante, assistente de descida, controle de cruzeiro adaptativo (com função Stop&Go, que acompanha o trânsito à frente), frenagem de emergência com detector de pedestres e a tração 4Motion, com diferentes modos de condução. Na parte estética, há para-choques mais esportivos, saias laterais e as rodas pretas aro 19.
Vale a compra?Com tudo o que oferece, o Tiguan Allspace chega competitivo para ser referência em espaço e tecnologia. A versão R-Line é um "sonho de consumo", por unir o tamanho família a um desempenho para lá de engajante. Custa caro, é verdade, mas se analisar os adversários, há poucos SUVs com cabine para até sete passageiros que, além de espaço farto, oferecem uma condução emocional. Quem encara de vez em quando um offroad, a versão mais cara também atenderá às expectativas com a tração integral dotada de ajustes para diferentes pisos. A VW ainda oferece as três primeiras revisões grátis. Bela jogada.
Volkswagen Tiguan Allspace R-Line (Foto: Diogo de Oliveira/AE).
TIGUAN R-LINE USA O MESMO 2.0 TURBO DO GOLF GTI (Foto: Diogo de Oliveira/AE).TESTEAceleração:0-100 km/h: 6,8 segundos.0-400 m: 14,9 segundos.0-1.000 m: 27,3 segundos.Veloc. a 1.000 m: 193,4 km/h.Vel. real a 100 km/h: 95 km/h.
Retomada:40-80 km/h (Drive): 3,0 segundos.60-100 km/h (D): 4,0 segundos.80-120 km/h (D): 4,6 segundos.
Frenagem:100-0 km/h: 36,2 metros.80-0 km/h: 23,3 metros.60-0 km/h: 13 metros.
Consumo:Urbano: 8,3 km/l.Rodoviário: 12,2 km/l.Média: 10,2 km/l.Autonomia em estrada: 612 km.
*Medição feita com gasolina.
Volkswagen Tiguan Allspace R-Line (Foto: Diogo de Oliveira/AE).NUMERAL 350 INDICA O TORQUE DE 35,7 KGFM DO MOTOR TSI.FICHA TÉCNICAMotor: Dianteiro, transversal, 4 cil., 2.0, 16 válvulas, comando duplo, injeção direta de gasolina, turbo.Potência: 220 cv a 4.300 rpm.Torque: 35,7 kgfm entre 1.600 rpm e 4.200 rpm.Câmbio: Automático de dupla embreagem e sete marchas, tração integral.Direção: Elétrica.Suspensão: McPherson (diant.) e Multilink (tras.).Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás.Pneus e rodas: 255/45 R19 (diant. e tras.).
Dimensões:Comprimento: 4,70 m.Largura: 1,86 m.Altura: 1,65 m.Entre-eixos: 2,79 m.Tanque: 60 litros.Porta-malas: 686 litros (5 lugares) e 216 litros (7 lugares).Peso: 1.785 kg.Central multimídia: 8 pol., sensível ao toque, com Android Auto e Carplay.Garantia: 3 anos.Cesta de peças**: R$ 19.001,00.
Revisões:10 mil km: Grátis.20 mil km: Grátis.30 mil km: Grátis.
Preço sugerido: R$ 179.990.
Fonte: Auto Esporte.Por: Diogo de Oliveira.02/05/2018 08h37 - atualizado às 08h37 em 02/05/2018.



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