Os próximos números de vendas da FENABRAVE, especialmente as estatísticas relativas a outubro e novembro, vão apontar a realidade do mercado automotivo brasileiro hoje: estagnação de vendas. Na realidade o mercado já vinha dando sinais de que tinha problemas há algum tempo, que conseguiram remediar com promoções.
Entretanto o momento de ajuste chegou. Os estoques em setembro já estavam em níveis insuportáveis, e em outubro a situação está pior. As vendas estão ocorrendo apenas com modelos que vivem bons momentos de mercado, mas no geral a situação está ruim tanto para o mercado de 0KM quanto semi-novos e usados.
O cenário para os próximos meses é desanimador, visto que a taxa de juros SELIC está aumentando e, com isso, o financiamento tende a ficar ainda mais caro, tornando ainda mais difícil ao consumidor a a aquisição do automóvel.
Esse quadro leva as montadoras a pressionar o governo por maiores reduções de impostos, movimento que está em curso por meio do lobby automotivo em Brasília. Entretanto, para o consumidor a notícia não é ruim.
Afinal, concessionárias com estoque lotado e vendas paradas é um terreno fértil onde descontos generosos são ofertados para efetivar as vendas.
Usados
O mercado de usados e semi-novos também está parando. Há casos de lojas com carros em estoque há 120 dias, e vendedores que não fazem outra coisa senão mudar os carros de posição no estacionamento para dar a impressão que têm novidade.
Conclusão
Mercado parado e estoques elevados é o cenário ideal para o consumidor, que fica em posição de vantagem na negociação, podendo exigir descontos elevados para a concretização da venda. Fonte: CarBlog
Querendo comprar um carro usado, semi-novo ou novo (0km)? Clique aqui e confira algumas ofertas especiais que separamos para você.