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Teste: Novo Volvo XC40

é bonito, tecnológico e seguro.

Teste: Novo Volvo XC40 é bonito, tecnológico e seguro.
Dirigimos a versão topo de linha do SUV no Brasil e te contamos as vantagens e desvantagens do novo rival de Audi Q3, BMW X1 e Mercedes GLA.
Em 2018, a Volvo pretende aumentar em cerca de 70% as suas vendas no Brasil. A fabricante deverá saltar de 3.500 unidades vendidas em 2017 para 6 mil unidades neste ano. Esse crescimento tem um responsável: o menor e mais acessível SUV da marca, o XC40. Os rivais? Audi Q3, BMW X1 e Mercedes GLA.  Dirigimos a versão topo de linha no Brasil, com preço inicial de R$ 215 mil, e te contamos agora as vantagens e desvantagens do carro.
Impressões gerais: Basta olhar para o SUV para perceber que a Volvo investiu em design para conquistar os novos clientes. A dianteira lembra a do XC60 e do XC90 e os faróis são 100% led com a luz diurna em formato de "T" (do Martelo de Thor) desde a versão de entrada. O capô tem três vincos bem marcados, que acompanham toda a carroceira.
A versão R-Design, a mais cara, tem diferentes opções de cor do teto e rack de alumínio. As rodas são de liga leve de 20 polegadas. A traseira segue o mesmo estilo de outros utilitários da marca, com lanternas de led que invadem a carroceria.
Espaço: Por fora, o XC40 pode até parecer menor que seus concorrentes, mas ele é maior que o Audi Q3 e mede praticamente o mesmo que o BMW X1. Por isso o espaço interno também surpreende. Com 2,70 metros de entre-eixos, quem vai atrás não passa aperto. Há bom espaço para pernas e cabeças e só não é melhor para o ocupante do meio, porque o túnel central é bem elevado e acaba atrapalhando. Mas não tem jeito. Esse o preço que se paga na maioria dos carros com a opção da tração 4x4. Por isso, o ideal é viajar com quatro pessoas no carro.
Mas, ali no banco de trás, há pelo menos duas saídas do ar-condicionado, porta-copos e até apoio de braço. A proteção de todos também é garantida pelos seis airbags e pelo sistema de ancoragem para cadeirinhas, o Isofix. O teto solar panorâmico e elétrico também ajuda a dar uma sensação de maior amplitude dentro da cabine, mas só vem de fábrica na versão mais cara;
Outra coisa que incomoda: a abertura das portas traseiras é pequena em relação ao porte do carro. Pode parecer apenas um detalhe, mas isso pode dificultar em algumas situações, como na hora de instalar uma cadeirinha infantil.
Mas realmente não dá para reclamar do porta-malas. O bagageiro acomoda 460 litros e tem abertura e fechamento elétrico sem uso das mãos. O sistema é um diferencial nessa categoria e para acioná-lo basta passar o pé embaixo do para-choque traseiro para abrir e fechar o compartimento. Para levar objetos maiores, os bancos podem ser rebatidos, aumentando o espaço para 1.336 litros.
Aliás, oferecer um SUV compacto prático para o dia a dia e com bom espaço interno eram os dois objetivos da Volvo durante o desenvolvimento do projeto. A missão, portanto, foi cumprida. O interior do XC40 tem algumas soluções interessantes: os designers tiraram os autofalantes das portas e desenvolveram um subwoofer com 600 W montado dentro do painel. Tudo isso para criar mais espaço no porta objetos das portas. No console central, o celular tem espaço próprio iluminado (com carregamento indutivo) e há uma lixeira removível.
Impressões ao volante: O XC40 é produzido na Bélgica e é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular de veículos compactos da Volvo, a CMA. Base que também será aplicada aos modelos compactos da Geely. A versão que dirigimos, a T5 R-Design, tem motor 2.0 bem moderno. Graças à injeção direta e ao turbocompressor, o quatro cilindros gera 252 cv de potência e 35,7 kgfm, força já disponível a partir dos 1.800 rpm e enviadas para às quatro rodas do carro, com ajuda do bom câmbio automático de oito velocidades.
O XC40 T5 tem um desempenho bom, especialmente no modo esportivo (Dynamic) de condução. No confortável, as respostas demoram um pouco, porque o motor trabalha em rotação mais baixa, e com menor pressão na turbina.
Assim como o XC60 e XC90, as versões mais caras do XC40 possuem um um seletor de modos de condução. São cinco possíveis configurações, que alteram a resposta do motor, a agilidade de troca de marchas, o ajuste de direção e até as resposta dos freios. O utilitário fica mais econômico no modo Eco (claro!), mas prepare-se para saídas de semáforo e retomadas lentas.
A suspensão é independente nas quatro rodas e filtra bem as imperfeições do piso. A direção tem respostas rápidas, o que dá a sensação de o carro ser extremamente leve e menor. O que ajuda nessa impressão também é o tamanho do volante, pequeno. Outro ponto positivo: o SUV é extremamente silencioso. Para se ter uma ideia, o motor está em 1.600 rpm a 100 km/h. Ou seja: nada de sofrimento!
Em nossa pista de testes, o novo SUV da Volvo fez o zero a 100 km/h em 7,6 segundos - exatamente o mesmo número feito por BMW X1 e Audi Q3. O Mercedes GLA foge à regra e é mais lento: 9,2 segundos. O XC40 fez a retomada de 40 km/h a 80 km/h em bons 3,3 segundos, contra 3,4 do X1, 3,7 do Q3 e 4,1 segundos do GLA.
Quando o assunto é consumo de combustível, o XC40 fez 8,5 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com gasolina, o único combustível possível para esse carro. O BMW X1 fez 8,6 km/l no trecho urbano e 14,3 km/l no rodoviário. O GLA fez 9,2 km/l e 14,7 km/l e o Q3 9,4 km/l e 13,3 km/l, respectivamente.
Custo-benefício: Um dos pontos positivos do XC40 é a lista de equipamentos. O SUV tem desde a versão de entrada painel de instrumentos 100% digital e personalizável de 12,3 polegadas, tela LCD sensível ao toque de 9 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, ajustes elétricos do banco do motorista com memorização, ar-condicionado digital, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro e sensor de chuva. Mas por esse preço: sentimos falta de ar duas zonas, da câmera de ré, aletas atrás do volante e chave presencial, que só são itens de série na configuração intermediária de mais de R$ 190 mil. Também não tem ajuste de modo de condução para a configuração mais barata.
A versão mais cara, a que dirigimos, acrescenta sistema de som Harman Kardon de 600W, sistema de leituras de placas, ajuste elétrico do banco do passageiro, teto panorâmico elétrico, aletas atrás do volante, porta-malas com abertura elétrica sem as mãos, controle de cruzeiro adaptativo, as funções semiautônomas e sensor de estacionamento dianteiro.
E o sistema semiautônomo?O sistema semiautônomo de condução é item de série na versão R-Design, mas custa R$ 5 mil nas demais. O recurso monitora a permanência na faixa de rodagem, faz correção automática e traz controle de cruzeiro adaptativo (freia sozinho dependendo do tráfego à frente). Há também um recurso que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Mas vale dizer que, por lei, não é permitido tirar as mãos do volante ou checar o celular enquanto dirige. O sistema não é autônomo e não é 100% confiável, nem a Volvo quer que você confie 100% nele. É necessário manter a atenção no trânsito, como se estivesse dirigindo. 
Vale a compra?Sim, o XC40 se destaca na categoria pela versatilidade da plataforma modular - ela permitiu que a Volvo construísse um carro com design refinado, tecnológico, seguro e cheio de boas soluções de espaço interno. Ele também é bem equipado, apesar de dever alguns itens importantes na versão de entrada. A configuração topo de linha, com motor de 252 cv, agrada na dirigibilidade. Como a montadora passa a atender clientes que querem gastar menos, se é que a gente pode dizer assim, a Volvo passa a oferecer preço fixo na revisão de até 150 mil km e garantia estendida de até quatro anos. Tudo isso para tirar o medo de quem se preocupa com os gastos de um carro premium.
Teste:
Aceleração:0-100 km/h: 7,6 segundos.0-400 m: 15,4 segundos.0-1.000 m: 28,03 segundos.Veloc. a 1.000 m: 191 km/h.Vel. real a 102 km/h:  km/h.
Retomada40-80 km/h (Drive): 3,3 segundos.60-100 km/h (D): 4,0 segundos.80-120 km/h (D): 5,0 segundos.
Frenagem:100-0 km/h: 40,8 metros.80-0 km/h: 25,3 metros.60-0 km/h: 14,3 metros.
Consumo (Inmetro).Urbano: 8,5 km/l.Rodoviário: 10,8 km/l.
Tabela de preços (modelo 2019):XC40 T4 - R$ 169.950 (a partir de julho).XC40 T5 Momentum - R$ 194.950.XC40 T5 R-Design - R$ 214.950.
Tabela de preços para vendas especiais (PCD):XC40 T4 - R$ 145.950.XC40 T5 Momentum - R$ 169.950.XC40 T5 R-Design - R$ 189.950.
Ficha Técnica:Motor: Transversal, 4 cilindros em linha, 16V, turbo e compressor mecânico, injeção direta a gasolina.Potência: 252 cv a 5.500 rpm.Torque:  35,7 kgfm a 1.800 rpm.Câmbio: Automático de oito marchas; tração integral.Direção: Elétrica.Suspensão: Independente McPherson na frente e multilink atrás.Pneus: 245/45 R20.Dimensões: comp. 4,42 metros; larg. 2,03 metros; alt. 1,65 metros; entre-eixos.2,70 metros.Tanque: 54 litros.Porta-malas: 460 litros (fabricante).Peso: 1.762 kg.
Fonte: Auto Esporte.Por: Michelle Ferreira.Data: 09/05/2018 09h42 - atualizado às 12h04 em 09/05/2018.



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