Teste: Novo Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo com câmbio manual preenche uma lacuna do mercado com maestria.
Versão top de linha na configuração manual tem desempenho empolgante como um Volkswagen Up! 1.0 TSI. Vem recheado de equipamentos de série e, o melhor, ainda é econômico
Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo Manual (Foto: André Schaun/Autoesporte).Onix com motor turbo e câmbio manual parte de R$ 59.290 (Foto: André Shaun/Autoesporte).Exaltar a arrancada vigorosa e o desempenho do Volkswagen Up! 1.0 TSI é praticamente inevitável para quem dirige o subcompacto. O motor turbo com o câmbio manual, de 105 cv e 17 kgfm, parte de R$ 54.890 e isso o fazia ser um "estranho no ninho", pois não tinha concorrente direto.
O carro mais próximo com essa combinação mecânica era um SUV, o T-Cross 200 TSI, que custa R$ 84.990, e tem o motor 1.0 TSI com 128 cv e 20,4 kgfm. Mas em setembro surgiu o novo Onix com motor 1.0 Turbo Flex e câmbio manual. Logo o Onix...
Dono do mercado brasileiro há 5 anos, o hatch preencheu essa lacuna de quem procura um motor turbo com câmbio manual, bem equipado, com preço próximo ao do Up! 1.0 TSI e muito inferior ao do T-Cross 200. As versões LT e LTZ partem de R$ 59.290 e R$ 62.490, respectivamente.
Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo Manual (Foto: André Schaun/Autoesporte).Versão LTZ vem muito bem equipada (Foto: André Schaun / Autoesporte).A lista de equipamentos de série é extremamente mais recheada que a do subcompacto. Inclusive se comparar a versão que testamos, LTZ, o hatch tem equipamentos superiores ao do SUV que custa praticamente R$ 25 mil a mais.
Como destaque, a versão traz seis airbags, chave presencial, cintos de segurança traseiros de três pontos, câmera de ré, carregamento do celular por indução, seis alto-falantes, internet 4G Wi-Fi a bordo, Chevrolet MyLink 3 com tela sensível ao toque de 7 polegadas, sistema start/stop, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, controle de tração e estabilidade (ESC), acendimento automático dos faróis, rodas de liga leve de 15 polegadas entre tantos outros.
Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo Manual (Foto: André Schaun/Autoesporte)Torque máxima a 2.000 rpm garante uma arranncada empolgante (foto: André Schaun / Autoesporte).Desde 2015, quando lidera as vendas no Brasil, o Onix bateu seu recorde de emplacamentos em 2019, com as 241.214 unidades colocadas nas ruas. Uma diferença absurda para o segundo e terceiro colocados, Ford Ka e Hyundai HB20, que venderam 104.331 e 101.590 exemplares, respectivamente.
A nova geração tem dez versões, nova plataforma e motor turbo com opção de câmbio manual e automático. Sabe o que isso significa? A hegemonia do modelo deve aumentar ainda mais.
No que diz respeito a medidas, o carro cresceu 23 cm e agora tem 4,16 metros. A largura teve acréscimo de 3 cm e ficou com 1,73 m. O entre-eixos está 2,56 m, três cm maior. A altura permanece em 1,48 m. A única retração foi no porta-malas, que passou de 280 para 275 litros.
Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo Manual (Foto: André Schaun/Autoesporte)Visual não gerou polêmcica como seu principal concorrente, O HB20 (Foto: André Schaun / Autoesporte).Seu principal concorrente nesses cinco anos, o HB20, lançou sua nova geração também em setembro - o Onix hatch chegou às concessionárias somente em novembro -, mas o visual desagradou muito o público e a renovação não foi total como no modelo da Chevrolet. Fizemos um comparativo entre as versões topo de linha de cada um.
O HB20 colocou injeção direta no motor 1.0 turbo, trazendo ótima melhoria. Porém, não há versão com câmbio manual, deixando o caminho totalmente aberto para o Onix quando um cliente procurar essa combinação mecânica.
Vale ressaltar que o novo Onix hatch recebeu nota máxima de 5 estrelas, tanto na proteção de adultos, quanto de crianças, nos testes de colisão do Latin Ncap. Em 2017 a geração anterior do Onix recebeu nota zero para a proteção de adulto.
Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo Manual (Foto: André Schaun/Autoesporte)O Hatch Vem com seis airbags como item de série (foto: André Schaun / Autoesporte).Enquanto o novo hatch sul-coreano recebeu 4 estrelas para a proteção de adultos e apenas 3 para a proteção de crianças. De série, é equipado apenas com os dois airbags frontais obrigatórios.
Além disso é menor em todas as medidas, no comprimento o sul-coreano é 22 cm inferior e no entre-eixos a diferença é de 3 cm. Em compensação, o porta-malas é 25 litros maior.
A evolução da versão manual do motor 1.0 aspirado para a 1.0 turbo no Onix é muito grande.
Com etanol, o hatch entrega 116 cv e 16,8 kgfm. O torque máximo a 2.000 rpm garante uma arrancada excelente e deixa o carro bem ligeiro na hora das ultrapassagens.
Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo Manual (Foto: André Schaun/Autoesporte)Parece que o carro não sairá tão cedo do topo (foto: André Schaun / Autoesporte).O peso de 1.075 kg parece menor com tanta agilidade. O HB20 tem 4 cv e 0,7 kgfm a mais, porém, 16 kg mais pesado.
Apesar do ótimo torque, o Onix decepcionou um pouco no zero a 100 km/h, cravando a marca em 11,2 segundos. Em retomadas o hatch fez o 40 a 80 km/h em 6,1 segundos e 60 a 100 km/h em 8,5 segundos.
Na frenagem os números foram bons, dos 80 km/h até parar totalmente o hatch percorre 25,8 m. Em todas essas marcas o Hyundai HB20 leva vantagem.
No ciclo urbano nossa marca chegou a 10,2 km/l e 12,9 km/l no percurso rodoviário. Números superiores aos de fábrica e aos do HB20.
Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo Manual (Foto: André Schaun/Autoesporte)Zero a 100 KM/H foi realizado em 11,2 segundos (foto: André Schaun / Autoesporte).Um detalhe que é frequente acontecer em subidas muito íngremes é a marcação do nível de combustível no computador de bordo abaixar, mas neste caso oscilou bastante.
A marcação alterou muito em certos momentos, abaixando até três pinos de nível e voltando apenas em retas ou em descidas; mas isso demorou um certo tempo para acontecer, o que não é normal e pode deixar o motorista preocupado achando que o carro está gastando mais do que realmente está ou que colocou um combustível de qualidade baixa.
Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo Manual (Foto: André Schaun/Autoesporte)Tela sensível ao toque é de 7 polegadas (foto: André Schaun / Autoesporte).Com proposta totalmente urbana, o conjunto da obra do Onix LTZ Turbo 1.0 com câmbio manual é surpreendente. Muito esperto nas acelerações e retomadas, as trocas de marchas são precisas, tem bom desempenho em ladeiras íngremes, é econômico e traz uma extensa lista de equipamentos de série, deixando seus concorrentes diretos muito para trás.
Se a vida dos rivais já estava difícil antes, com a nova geração o domínio deve aumentar. E os fechamentos mensais devem continuar como nos últimos 5 anos.
TesteAceleração0 - 100 km/h: 11,2 segundos0 - 400 m: 18,1 s0 - 1.000 m: 31,8 sVel. a 1.000 m: 174,1 km/hVel. real a 100 km/h: 96 km/h
Retomada40 - 80 km/h (3a): 6,1 segundos60 - 100 km/h (4a): 8,5 s80 - 120 km/h (5a): 11,8 s
Frenagem100 - 0 km/h: 40,2 metros80 - 0 km/h: 26,5 m60 - 0 km/h: 14,4 m
Ficha técnicaMotorDianteiro, transversal, 3 cil. em linha, 1.0, 12V, comando duplo, injeção eletrônica, turbo, flex
Potência116 cv a 5.500 rpm
Torque16,8/16,3 kgfm a 2.000 rpm
CâmbioManual de 6 marchas, tração dianteira
DireçãoElétrica
SuspensãoIndep. McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
FreiosDiscos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Pneus185/65 R15
DimensõesCompr.: 4,16 metrosLargura: 1,73 mAltura: 1,48 mEntre-eixos: 2,55 m
Porta-malas275 litros (fabricante)
Peso1.075 kg
Central multimídia7 polegadas, sensível ao toque
Garantia3 anos.
Fonte: Autoesporte.Por: André Chiappero Schaun.Data: 01/02/2020 09h33.