Teste: Nissan Frontier 2019 tem mecânica robusta e visual arrojado, mas deve intes de série.
Picape troca o México pela Argentina e recebe atualizações mecânicas e tecnológicas. Motor segue sem alterações.
A Nissan Frontier 2019 trocou de nacionalidade. Agora, a picape que chega ao Brasil vem de Córdoba, na Argentina, e não mais do México. Além da alteração no passaporte, a picape recebeu mudanças na direção, nos freios, na suspensão e na central multimídia. Outra novidade é a volta da versão Attack 4x4 (a das fotos), que fará sua estreia por aqui em abril de 2019 por cerca de R$ 150 mil. As demais começam a ser vendidas antes.
Mirando a Ford Ranger XLS, o utilitário argentino será vendido em cinco versões. Duas delas são variações da Attack, que também pode vir na configuração 4X2, que é diferenciada pela tração traseira e pelo uso de uma variante menos forte do 2.3, dotada de apenas um turbo e capaz de gerar 160 cv.
Frontier Attack tem opção de entrada com motor mais fraco e tração 4X2.
FRONTIER ATTACK TEM OPÇÃO DE ENTRADA COM MOTOR MAIS FRACO E TRAÇÃO 4X2..Além da Attack, há também a básica S 4x4 (R$ 135 mil), voltada para o trabalho e a única equipada com câmbio manual de seis marchas, novidade na Frontier argentina. Acima dela vem a intermediária XE 4x4 (R$ 173 mil) e a topo LE 4x4 (R$ 193 mil).
A mais cara traz ar-condicionado bizona, bancos de couro, regulagens elétricas para o banco do motorista, câmeras 360 graus, faróis de LED, start-stop, chave presencial e rodas aro 18. Além disso, duas estreias: o teto solar e os airbags laterais dianteiros e do tipo cortina.
Afora o fato de não ter o mesmo recheio da LE, a configuração Attack fica devendo a função um-toque no vidro do motorista para subir a janela. Outra falta, mesmo para um carro com câmera de ré, são os indispensáveis sensores de estacionamento. É o tipo de item que as pessoas terão que instalar como acessório e que deveria vir de série.
Detalhes pretos também fazem parte do pacote e até as rodas são escuras.
DETALHES PRETOS TAMBÉM FAZEM PARTE DO PACOTE E ATÉ AS RODAS SÃO ESCURAS.
O motor 2.3 biturbo diesel de 190 cv e 45,9 kgfm demonstra vigor. O propulsor é administrado pelo câmbio automático de sete marchas e consegue carregar os 2.075 quilos da Attack e mais 1.040 quilos de carga.
Ponto mais feliz do projeto, o casamento entre propulsor e transmissão consegue imprimir desempenho de sedã. A arrancada de zero a 100 km/h é vencida em 10,1 segundos e a retomada de 60 a 100 km/h leva bons 5,6 s. A frenagem também é relativamente curta para uma picape, a Frontier percorre 28,6 metros para estancar de 80 km/h até a imobilidade.
Nissan Frontier Attack:INTERIOR NÃO PASSOU POR TANTAS MUDANÇAS E A ATTACK DEVE ITENS DA TOP.
Claro que o consumo poderia ser um pouco melhor, especialmente na cidade. Na avaliação da Autoesporte, conseguimos 8,9 km/l de diesel no ciclo urbano e 10,3 km/l na estrada.
Além dos controles de tração e estabilidade, o utilitário conta com bloqueio de diferencial traseiro, um sistema que aplica o torque na roda com mais tração em caso de derrapagem. De série, há ainda controle inteligente de descida (HDC), sistema de partida em rampa (HSA) e tração integral temporária, com 4x4 acionado a até 100 km/h. A capacidade de reboque é de 3,5 toneladas.
FRONTIER ARGENTINA GANHOU NOVA CENTRAL MULTIMÍDIA.Antes hidráulica, a direção com assistência elétrica ficou mais responsiva, mas o volante continua um pouco pesado. E a suspensão atualizada passou a contar com molas maiores e nova geometria, o que garante menos sacolejos durante as viagens. Na dianteira, o sistema é independente, com braços duplos triangulares, e na traseira há um eixo rígido com molas helicoidais no lugar dos desconfortáveis feixes da maioria das rivais. Os pneus 255/70 R16 ajudam a dar conforto e estabilidade.
Na cabine, tudo está mais silencioso graças ao para-brisa acústico e ao isolamento dos para-lamas, da tampa do motor e do painel. No entanto, a maior novidade é a central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto. De fácil leitura, tem tela de 8", aceita até dois celulares e mostra imagens da câmera 360 graus. Pelo aplicativo gratuito Door to Door Navigation (navegação porta a porta) é possível até espelhar o Waze no painel.
NISSAN FRONTIER ATTACK GANHOU ASSENTOS MAIS ESPICHADOS (FOTO: LEO SPOSITO)Os assentos contam com uma tecnologia chamada de Gravidade Zero - segundo a Nissan, o recurso foi desenvolvido pela Nasa. São confortáveis, mas a ergonomia não ajuda. E faz falta o ajuste de profundidade do volante, há apenas de altura.
Atrás, o cenário melhorou, com assentos de base mais comprida para apoiar melhor as pernas e encosto mais inclinado. Agora, todos os cintos de segurança são de três pontos e não mais subabdominal no centro.
A Frontier Attack se diferencia mais pelo visual carregado de acessórios e pela mecânica robusta do que pelos itens de série. Deixa a desejar nesse quesito, apesar do incremento que recebeu para 2019. Sem nova geração em vista, os apliques em preto, estribos e santantônio dividirão opiniões. Mas foi essa aparência que fez o frentista sorrir e dizer "com um carrão desses, patrão, é melhor ir de aditivado".
Teste:Aceleração0 - 100 km/h: 10,1 s.0 - 400 m: 17,1 s.0 - 1.000 m: 31,4 s.Vel. a 1.000 m: 167,7 km/h.Vel. real a 100 km/h: 97 km/h.
Retomada:40 - 80 km/h (Drive): 4,6 s.60 - 100 km/h (D): 5,6 s.80 - 120 km/h (D): 7,0 s.
Frenagem100 - 0 km/h: 45,0 m.80 - 0 km/h: 28,6 m.60 - 0 km/h: 16,0 m.
Consumo:Urbano: 8,9 km/l.Rodoviário: 10,3 km/l.Média: 9,6 km/l.Aut. em estrada: 824 km.
Ficha técnica:Motor: Dianteiro, longitudinal, 4 cil. em linha, 2.3, 16V, comando duplo, turbo, injeção direta de diesel.Potência: 190 cv a 3.750 rpm.Torque: 45,9 kgfm a 2.500 rpm.Câmbio: Automática de sete marchas, tração 4X4.Direção: Elétrica.Suspensão: Indep. com braços duplos triangulares sobrepostos (diant.) e eixo rígido (tras.).Freios: Discos ventilados (diant.) e tambores (tras.).Pneus: 255/70 R16 (diant.) e (tras.).Central multimídia: 8 pol., sensível ao toque..
Dimensões:
Compr.: 5,26 m.Largura: 1,85 m.Altura: 1,85 m.Entre-eixos: 3,15 m.Tanque: 80 litros.Caçamba: 1.054 litros (fabricante).Peso: 2.075 kg.Garantia: 3 anos.
Fonte: Autoesporte.Por: Alexandre Izo.Foto: Leo Sposito.Data: 25/10/2018 10h23.