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Teste: Dirigimos o JAC

IEV20 o elétrico mais barato do Brasil.

Teste: Dirigimos o JAC IEV20, o elétrico mais barato do Brasil.
O carrinho tipicamente urbano tem porte de Fiat Uno, mas a suspensão elevada o deixa com jeitinho de mini SUV
A nossa missão foi dirigir o carro elétrico mais barato à venda no país. Mas digamos que barato não é uma das características do iEV20: custa R$ 124.900, que é exatamente o preço da versão híbrida do novo Toyota Corolla. Vender esse carro é uma missão (quase) impossível para a JAC.
O iEV20 é um carrinho tipicamente urbano. Tem porte de Fiat Uno, mas a suspensão elevada o deixa com jeitinho de mini SUV. Só o jeitinho. O porta-malas de 121 litros mal acomoda um par de mochilas.
O visual é emprestado do S2 Mini chinês, versão evoluída do J2 oferecido aqui no passado. A grade fechada evidencia tratar-se de um modelo elétrico. Ainda bem que o estepe pendurado na tampa do porta-malas foi deixado de lado. Além de ultrapassado (tão CrossFox 2003...), atrapalha a visibilidade traseira.
Por dentro, há bancos de couro sintético e central multimídia flutuante. Algo que me incomodou a princípio foram os pedais levemente deslocados para a esquerda, o que dá a impressão de que o motorista fica meio torto ao volante. Depois de um tempo, você se acostuma.
O motor elétrico que move o iEV20 é alimentado por uma bateria de 41 kWh que entrega parcos 68 cv. A falta de potência é compensada pelo bom torque de 21,9 kgfm.
São três modos de condução: Low, Eco e Sport. O Low prioriza a economia e amplia a atuação do freio motor. É nesse modo que a JAC divulga a autonomia de 400 km, mas a velocidade não ultrapassa 65 km/h e o ar-condicionado fica mais fraco. Para andar em São Paulo, não faz tanta diferença - além do trânsito carregado, a maior parte das vias limita a velocidade a 50 km/h.
Para nossos cálculos, usamos o modo Eco, de condução "normal", cuja autonomia declarada é de 320 km (no ciclo NEDC). Nesses dois primeiros modos, o carro arranca bem, mas a evolução da aceleração ocorre de forma mais lenta. Não é de espantar que o zero a 100 km/h seja cumprido em longos 16 segundos.
JAC IEV20 - Interior tem revestimento de  couro sintético e  central multimídia flutuante (Foto: Bruno Guerreiro).
No modo Sport, o carrinho fica mais divertido. Os 1.340 kg, pesado para o porte, ficam menos evidentes e a agilidade aumenta nas ultrapassagens. A empolgação não dura muito: a velocidade máxima é de apenas 112 km/h.
O grande senão do iEV20 é o carregamento. Não é fácil encontrar o conector do padrão chinês GB/T. O cabo que vem com o carro possibilita carregá-lo apenas em tomadas de três pinos, a mesma do seu forno micro-ondas.
É bem difícil encontrar uma garagem - especialmente em prédios residenciais - com tomadas para a recarga, que leva cerca de 18 horas. Um wallbox está disponível por R$ 5 mil, e diminui esse tempo para 8 horas.
A proposta de a marca revolucionar sua história no país com elétricos, convenhamos, não passa pelos carros de passeio, mas sim por veículos comerciais. Apenas para frotistas valeria o investimento alto, que seria amortizado pelos gastos reduzidos com combustível e manutenção. Para quem quer um carro pensando nos mesmos princípios, a conta não fecha.
JAC IEV20 - São três modos  de condução: Low, Eco e Sport  (Foto: Bruno Guerreiro).
Pontos Positivos: Por ser compacto, é fácil de manobrar e estacionar; o custo é de R$ 0,06 por km
Pontos Negativos: É complicado encontrar pontos de recarga para o modelo; mesmo tomadas comuns não estão disponíveis com facilidade.
Autonomia: 320 km
Tempo de Recarga: 8 a 18 horas
Garantia da bateria: 5 anos
Ficha Técnica
Motor: Elétrico de 50kW, bateria de íon de lítio de 41 kWh
Potência:68 cv.
Torque: 21,9 kgfm.
Câmbio
Direto, tração dianteira
Direção Elétrica.
Suspensão: Indep. McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira).
Freios
Discos ventilados (diant.)e tambores (tras.)
Pneus: 185/65 R15.
Dimensões: Compr: 3,77 metros, Largura: 1,68 m, Altura: 1,57 m, Entre-eixos: 2,39 m.
Porta-malas: 121 litros (fabricante)
Peso: 1.340 kg.
Central Multimídia: 7 polegadas, sensível ao toque
Garantia: 5 anos.
Fonte: Autoesporte.Data: 13/01/2020.JAC IEV20 (Foto: Bruno Guerreiro).




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