Fonte: Carro online
A Renault divulgou as primeiras imagens e informações do Sandero 2012, modelo que está sendo lançado nesta terça-feira (10). Além do visual renovado e de itens de série inéditos, o hatch da marca francesa teve redução no preço de todas as versões.
A configuração de entrada Authentique custava R$ 29.690 e agora parte de R$ 28.700, enquanto o Expression teve o valor diminuído de R$ 32.440 para R$ 31.300 na versão 1.0 e de R$ 34.740 para R$ 33.600 na versão 1.6. A opção Privilège foi barateada de R$ 41.490 para R$ 40.400, enquanto o Sandero Stepway teve o preço reduzido de R$ 45.690 para R$ 42.600.
A maior parte dos retoques visuais foi concentrada na parte dianteira do Sandero 2012. O modelo recebeu faróis, grade dianteira, para-choques e capô com novos desenhos, enquanto na traseira as lanternas receberam retoques discretos. As rodas da linha 12 do hatch também são novas.
O interior do Sandero também recebeu novo acabamento e console central com cores que variam de acordo com a versão. O hatch também passou a contar com sistema de abertura interna do tanque de combustível e novo sistema de som com tocador de MP3 e entrada auxiliar.
O hatch é oferecido em cinco configurações, sendo duas 1.0 16V (Authentique e Expression), duas 1.6 8V (Expression e Privilége) e uma 1.6 16V (Stepway). O motor de entrada produz 77 cavalos de potência e 10,1 kgfm de torque com etanol, enquanto o propulsor intermediário, 1.6 8V, gera 95 cv e 14,1 kgfm de força com o combustível de origem vegetal. Já a motorização top de linha, também com o combustível "verde", produz 112 cv e 15,5 kgfm.
A configuração 1.0 Authentique oferece de série para-choques na cor da carroceria. Já a configuração 1.6 intermediária traz aquecedor e direção hidráulica com regulagem de altura. A opção Stepway 1.6 16V oferece ar-condicionado, direção hidráulica com regulagem de altura, vidros, travas e retrovisores elétricos, além de suspensão elevada.
Impressões ao dirigir
Remodelado sob a premissa do novo slogan da marca "mude de direção", o Sandero tomou outro rumo olhado de fora. Ele segue agora as tendências visuais da marca, vistas no Fluence e, principalmente, no Clio europeu. Apesar desta clarividência, segundo Jean-Michel Jalinier, presidente da Renault do Brasil, o carro foi redesenhado para suprir algumas carências detectadas em pesquisas junto aos consumidores. "Faremos carros olhando para as pessoas, carros desenvolvidos a partir dos anseios delas, e o Sandero é o primeiro exemplo disso no Brasil", ele antecipou ainda que esse tipo de pensamento será aplicado também ao Duster, que deve começar a ser produzido no país no segundo semestre.
A frente do compacto está mais limpa, coberta com uma peça plástica que valoriza o logotipo da marca e a com a grade que permite a entrada de ar mais abaixo, já no para-choques. Na traseira, ganhou o nome centralizado na tampa, com letras maiores, outra identidade da marca francesa, já vista no Symbol e no próprio Fluence.
Por dentro, apesar de você se sentir no mesmo Sandero de sempre, vai gostar de ver tecido no acabamento das portas e, por misericórdia divina, os comandos dos vidros elétricos por ali também, bem melhor posicionados do que no centro do painel, como eram antes. As mudanças de acabamento, que recebeu plásticos na cor preta brilhante e apliques metálicos, são menos perceptíveis, já que a estrutura da peça permanece. Não dá pra se sentir em um carro realmente novo. O tecido dos bancos mudou e a melhora é sensível, principalmente na versão 1.0 16V Expression avaliada. Na Stepway, eles são forrados com um composto parecido com os componentes usados em tênis de corrida.
A posição de dirigir e as sensações ao volante permanecem iguais, uma vez que nenhuma mudança mecânica, de suspensão ou estrutural fez parte do novo Sandero. Ele manteve seu assento alto e o encosto do banco um tanto curto para quem é mais alto. A única melhora sentida na hora de conduzir fica por conta da nova regulagem de altura do volante, que apesar da pequena amplitude, faz diferença.
Para quem senta atrás ou leva bagagens no porta-malas, o carro é o mesmo de 2008. Se você curte um som mais potente e com interface para vários formatos de mídia, vale a pena investir no completo sistema de som do Sandero 2012, que tem entrada para CD, MP3 e auxiliar USB. O cluster digital ganhou, ainda, marcador do nível de combustível no reservatório de partida a frio.
Os motores são os mesmos: 1.0 16V e 1.6 8V Hi-torque, nas versões de acabamento Authentique, Expression e Privilège, e 1.6 16V na Stepway. O 1.0 16V avaliado continua sofrendo para desenvolver velocidade e se movendo com lentidão em rotações abaixo dos 3.500 rpm. Depois, até que vai bem, mas nestas condições extrapola no consumo. Se você levar em conta o adjetivo novo para o compacto, ele vira mais do mesmo, no entanto em linhas gerais, o novo Sandero entrega mais e custa menos.
Até o fim do ano, a Renault deve agregar à gama do carro a versão com câmbio automatizado, que deve custar entre R$ 2 500 e R$ 3 000 a mais. Desenvolvido pela Magnetti Marelli, será o mesmo que equipa os modelos Fiat, mas sem o nome Dualogic. Equipará primeiramente o Stepway e deve chegar à versão 1.6 Hi-torque no ano que vem.