Fonte: Carplace
O Governo está preparando uma nova medida que visa reduzir o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de carros nacionais devido a queda nas vendas. A medida será semelhante a que o governo Lula sancionou em 2008.
Desta vez, a redução será aplicada somente em caro que tiverem 65% de conteúdo local. Em contrapartida, o governo irá exigir que as montadoras cumpram etapas para nacionalizar o produto, em uma tentativa de melhorar a indústria nacional.
O governo também deve amenizar o aumento do IPI dos carros importados das montadoras que se comprometerem a criar novas fábricas no Brasil. Até o momento, os novos índices da alíquota para o IPI ainda estão sendo estudados e terão que ser aprovados pela presidente Dilma.
A impressão agora é de que o governo se tocou que a opinião pública não aceitou o aumento do IPI em 30 pontos percentuais para carros importados, quando o mais lógico numa possível "proteção à indústria nacional" seria reduzir o imposto para carros fabricados no Brasil. Como o assunto já está na imprensa, não deve demorar a sair do papel.