Fonte: AutoEsporte
A ansiedade das fabricantes em lançar novos produtos no mercado tem prejudicado o consumidor brasileiro, e os casos de carros recém-lançados com defeitos continuam aparecendo. O mais recente é o Chevrolet Onix, que chegou às lojas em novembro e já passa pelo primeiro recall. No ano passado, o problema também aconteceu com o Chery S-18 e a picape Ford Ranger, chamados para recall nos meses seguintes ao lançamento. Em 2011, foi a vez do Chevrolet Cobalt e, em 2007, do Renault Logan.
Os recalls identificados no início das vendas normalmente são "amenizados" pelas montadoras, já que não envolvem muitas unidades. No ano passado, a chinesa Chery alegou que o anúncio do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) forçou a aceleração dos processos de produção e a importação das peças do S-18. "Não há nenhuma situação que possa flexibilizar um recall. É uma sentença de qualidade que nenhum fabricante pode se esquivar", afirma Luiz Carlos Mello, diretor do Centro de Estudos Automotivos (CEA).
Segundo o especialista, as falhas acontecem porque os carros são lançados sem todos os cuidados de verificação, muitas vezes pela ansiedade dos fabricantes em apresentar rapidamente seus produtos no mercado. "O pressuposto que o teste final está no consumidor, que ele deverá perceber a falha, não faz sentido algum. O carro só pode sair para o mercado quando estiver completamente livre das falhas", diz Mello. "Qualidade não é condição de entrada, não é atributo, é obrigação", complementa o especialista.
Consultada por Autoesporte, a General Motors do Brasil discorda do enfoque dessa reportagem, afirmando que dos modelos novos em 2012 (foram sete), apenas o Onix precisou de recall. "De todos os novos lançados, vendemos e emplacamos 215 mil unidades em 2012. E o recall do Onix envolveu 7.215 unidades desse total".
Relembre alguns casos com recall anunciado nos meses seguintes ao lançamento:
CHEVROLET ONIX 1.0
Lançado em: Novembro/2012
Primeiro recall: Janeiro/2013
Roda de aço de 14 polegadas, item de série do modelo básico 1.0, pode apresentar arestas e cortar a parte interna dos pneus durante o processo de montagem. São 7.265 unidades da versão 1.0. Recall está em andamento. Mais informações no telefone 0800-702-4200.
FORD RANGER
Lançado em: Agosto/2012
Primeiro recall: Novembro/2012
Os modelos de cabine dupla foram chamados por um problema no mecanismo que trava o encosto do assento traseiro. A consequência poderia ser grave: em freadas ou colisões, o encosto poderia se deslocar para frente, causando lesões nos ocupantes.
CHERY S18
Lançado em: Janeiro/2012
Primeiro recall: Janeiro/2012
Quase ao mesmo tempo em que as primeiras unidades chegavam às lojas, a chinesa já anunciava o recall do Chery S-18, o primeiro flex da marca no país. O problema era grave: falha no pedal do freio, cuja responsabilidade foi creditada a um erro cometido pelo fornecedor do componente.
CHEVROLET COBALT
Lançado em: Novembro/2011
Primeiro recall: Dezembro/2011
Sedã mal tinha chegado às lojas e já apresentava problemas no pedal do freio Foram 2.108 unidades envolvidas, mas, desse total, 770 estavam com consumidores. Os demais veículos se encontravam nas concessionárias ou faziam parte da frota da fabricante.
RENAULT LOGAN
Lançado em: Julho/2007
Primeiro recall: Setembro/2007
Segundo recall: Dezembro/2007
Terceiro recall: Agosto/2011
Quarto recall: Janeiro/2012
Um problema na montagem da trava do pedal de freio, que poderia diminuir a eficiência da frenagem, provocou o primeiro recall, logo nos primeiros meses de venda do sedã. Em seguida veio uma falha na caixa de direção, problema que se repetiu no ano passado em Logan e Sandero. Em 2011, o recall foi chamado por um problema nas válvulas de admissão do motor (de Clio, Logan e Sandero).