A Jaguar Land Rover apresenta a linha 2014 do Range Rover Evoque com uma novidade mecânica: a transmissão ZF-9HP de nove velocidades - o que, segundo a empresa, que é subsidiária da indiana Tata Motors, proporciona melhorias significativas no consumo de combustível, menores índices de emissões, mais conforto e menos ruídos em velocidade de cruzeiro.
Além do novo sistema de transmissão, a linha 2014 do Evoque conta com novas opções de cores externas e de acabamentos internos, rodas em liga leve de 18, 19 e 20 polegadas com novo design e espelhos retrovisores redesenhados. Menores que a versão anterior, as peças tiveram as luzes de seta substituídas por um filete em LED, que harmoniza com o design externo do veículo.
No que respeita a tecnologia, o Evoque 2014 conta com Controle de Cruzeiro Adaptativo ACC com Queue Assist, sistema de controle automático de velocidade que freia o veículo automaticamente no momento em que ele se aproxima de outro veículo mais lento e acelera novamente o modelo quando a pista está livre, mantendo-se a velocidade programada.
Os sistemas de auxílio à condução foram ainda aperfeiçoados com a introdução de funcionalidades, nas quais se incluem: Park Exit, complementar ao já existente Park Assist, que auxilia em manobras de baliza sem a interferência do condutor. O novo sistema Perpendicular Assist permite também manobras automáticas em vagas a 90º, comuns em estacionamentos de shoppings.
O sistema Closing Vehicle Sensing and Reverse Traffic Detection aciona avisos no painel do veículo quando os sensores de estacionamento colocados nos para-choques traseiro e dianteiro do modelo identificam a aproximação de um outro veículo. O modo Fast-Off mede a velocidade que é liberada do pedal do acelerador e antecipa novas solicitações de potência pelo condutor, mantendo a mesma velocidade selecionada, se necessário. Assim, se o condutor solicitar uma relação mais curta quando o veículo circula a uma velocidade elevada, o sistema memoriza o pedido e seleciona a relação inferior assim que a velocidade for reduzida para o nível apropriado.
Para melhoria no consumo de combustível, a linha 2014 chega com o sistema Stop/Start, que interrompe o funcionamento do veículo em situações de congestionamento e religa o veículo imediatamente ao primeiro toque do motorista no acelerador. A caixa de câmbio ZF-9HP, apesar das três velocidades adicionais, é apenas 6 mm mais larga e pesa 7,5 kg menos que a caixa anterior de seis velocidades. Isto é possível por meio do seu design inovador, que inclui uma bomba hidráulica que contribui também para uma maior eficiência, a qual se somam duas embreagens patenteadas, em vez dos conjuntos de embreagens convencionais mais volumosos, e um novo conjunto de engrenagens de alojamento inteligente. Fonte: CarBlog
Disponível nas versões Pure, Dynamic e Prestige, a linha 2014 do Range Rover Evoque é equipada com motor de 2.0 litros Turbo com 240 cv de potência, com os seguintes preços:
Pure Tech Pack 5 Portas 2014 - R$ 192.000
Dynamic 5 Portas 2014 - R$ 227.200
Prestige 5 Portas 2014 - R$ 219.100
Prestige Tech Pack 5 Portas 2014 - R$ 271.900
Dynamic Tech Pack 5 Portas 2014 - R$ 277.900
Pure Tech Pack Coupé 2014 - R$ 195.800
Dynamic Tech Pack Coupé 2014 - R$ 281.700