Fonte: Notícias Automotivas
O Novo Renault Master está sendo lançado no Brasil. O modelo foi premiado em vários países europeus como o melhor veículo utilitário de seu segmento, e agora começa a ser produzido e comercializado em nosso país. Os destaques são novo design, melhor conforto para ocupantes e menor custo de manutenção.
O Novo Renault Master chega em quatro versões de carroceria: Minibus, Furgão, Chassi-Cabine e Vitré. Estão disponíveis também várias opções de comprimento e altura do teto, totalizando mais de 70 configurações que visam atender todo tipo de comércio e indústria.
Design
O novo design do Renault Master atualizado tem desenho inspirado em um gorila, para, segundo a Renault, "transmitir a sensação de força e imponência". A grade frontal tem três filetes cromados. O parachoque dianteiro abriga um front step para facilitar o acesso ao motor e também às palhetas do para-brisa.
Manutenção
O custo de manutenção do Novo Master agora oferece o menor custo de manutenção da categoria, é o que afirma a Renault. No motor, a corrente de distribuição foi concebida para durar toda a vida útil do veículo e o mesmo ocorre com o líquido de arrefecimento, que passa a resistir 160.000 km (ou 6 anos), contra os 120.000 km (4 anos) do antigo modelo.
O intervalo de revisões também mudou, passando de 15.000 para 20.000 quilômetros, e tem uma novidade: o sistema OCS (Oil Control System), que detecta o uso severo do veículo, indicando que uma revisão deve ser antecipada. Ele encara como severo o uso do veículo em velocidades abaixo de 30 km/h em mais de 50% de uso e também o uso em marcha lenta por mais de 50% do tempo, em situações comuns em engarrafamentos nos grandes centros urbanos e nos trajetos curtos.
Outro destaque é o chamado GSI (Gear Shift Indicator) que informa através de setas luminosas no painel do veículo quando o condutor deve reduzir ou aumentar a marcha, com o intuito de auxiliar na economia de combustível. Usado corretamente pode proporcionar uma redução de até 5% no consumo, além de proteger o desgaste prematuro do motor.
Interior
E o interior do modelo, o que oferece de novo? O painel foi renovado, trazendo informações úteis como temperatura do motor, relógio, OCS e GSI. Porta-copos adicionais estão na cabine e porta-objetos ajudam no uso de itens como papéis ou documentos. O porta-luvas tem capacidade de 7,7 litros e o painel tem duas tomadas 12V.
A cabine do Novo Renault Master priorizou também o conforto do motorista, com ajustes da coluna de direção (altura) e do banco (altura e inclinação de encosto e assento). Um sistema de som opcional by Arkemis pode ser adquirido. Produzido pelo mesmo fornecedor do som do Renault Fluence, o novo rádio executa músicas em CD e em arquivos MP3, além de oferecer entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth.
Os passageiros das versões Minibus Executive ou VIP terão bancos com mais distância um do outro e ajuste de inclinação de até 29 graus, 12 graus a mais que o Master anterior.
Dimensões
O Renault Master ficou maior em todas as suas versões. A versão L1H1, chassi curto e teto baixo, com 5,05 metros de comprimento, ficou 16 centímetros maior. A versão L2H2 (chassi médio e teto alto) ganhou 15 cm está com 5,55 m. Já a L3H2 (chassi longo e teto alto) passa a medir 6,20 m, com um acréscimo de 30 cm.
A porta deslizante das versões de chassi médio e longo ficou 17 centímetros mais larga facilitando a carga e descarga de mercadorias. O vão livre da porta tem 1,27 m, o maior da categoria. O bagageiro também é apontado como o maior da categoria pela Renault, com 1.000 a 1.700 litros de capacidade.
Segurança
O Novo Renault Master tem agora airbags e freios a disco nas quatro rodas com ABS em todas as versões.
Versões
As versões são as seguintes:
Master Chassi-Cabine
Master Furgão L1H1 (chassi curto-teto baixo)
Master Grand Furgão L2H2 (chassi médio-teto alto)
Master Extra Furgão L3H2 (chassi longo-teto alto)
Master Vitré L1H1 (chassi curto-teto baixo)
Master Grand Vitré L2H2 (chassi médio-teto alto)
Master Extra Vitré L3H2 (chassi longo-teto alto)
Master Escolar L2H2 20 lugares (chassi médio-teto alto)
Master Minibus Standard L2H2 16 lugares (chassi médio-teto alto)
Master Minibus Standard L3H2 16 lugares (chassi longo-teto alto)
Master Minibus Executive L3H2 16 lugares (chassi longo-teto alto)
Master Minibus VIP L3H2 16 lugares (chassi longo-teto alto)
Ambulância Simples Remoção L1H1 (chassi curto-teto baixo)
Ambulância Simples Remoção L2H2 (chassi médio-teto alto)
Ambulância Simples Remoção L3H2 (chassi longo-teto alto)
Ambulância UTI L2H2 (chassi médio-teto alto)
Ambulância UTI L3H2 (chassi longo-teto alto)
* Conforme nomenclatura adotada pela Renault, H refere-se à altura do teto (H1 = teto baixo e H2 = teto alto). Já a letra L diz respeito ao comprimento (L1 = chassi curto, L2 = chassi médio e L3 = chassi longo).
Equipamentos de série
Todas as versões do Novo Renault Master tem direção hidráulica de série, além de ar quente, hodômetros digitais total e parcial, banco do motorista com regulagem de altura e inclinação, bloqueio de ignição por transponder, alerta sonoro de luzes acesas, faixa de proteção lateral na cor preta, relógio digital e farol com regulagem de altura, recurso importante para a segurança no trânsito em se tratando de veículos que trafegam ora carregados, ora vazios.
Os opcionais variam conforme a versão. Estão disponíveis itens como vidros e travas elétricos, ajuste interno elétrico dos retrovisores, ar-condicionado, computador de bordo e faróis de neblina (itens em série conforme a versão). É possível também, conforme a configuração, adicionar divisória de carga e portas com abertura de 270 graus.
As cores disponíveis são duas sólidas (Branco Glacier e Vermelho Vivo) e três metálicas (Cinza Acier, Prata Etoile e Preto Nacré).
Motorização
O Novo Renault Master tem agora um motor 2.3 turbodiesel de quatro cilindros e 130 cavalos, 15 a mais do que anteriormente. O torque também aumentou, com 31,6 kgfm. "Nosso objetivo desde o início do desenvolvimento do projeto era obter melhorias nos níveis de emissões sem prejudicar a performance. A maneira encontrada foi a realização do chamado downsizing. Ou seja, reduzimos a cilindrada de 2.5l para 2.3l a fim de diminuir o consumo e as emissões de CO2'', explica o diretor de gama técnica, Antônio Fleischmann da Renault do Brasil.
Preços
Novo Master Chassi-Cabine L2H1 R$ 85.710
Novo Master Furgão L1H1 R$ 87.170
Novo Master Grand Furgão L2H2 R$ 95.670
Novo Master Extra Furgão L3H2 R$ 99.870
Novo Master Furgão Vitré L1H1 R$ 88.670
Novo Master Grand Vitré L2H2 R$ 97.970
Novo Master Extra Vitré L3H2 R$ 103.070
Novo Master Minibus Escolar 20L L2H2 R$ 116.100
Novo Master Minibus Standard 16L L2H2 R$ 112.900
Novo Master Minibus Standard 16L L3H2 R$ 120.600
Novo Master Minibus Executive 16L L3H2 R$ 130.290
Novo Master Minibus VIP 16L L3H2 R$ 145.900