A subsidiária alemã da General Motors, a Opel, mostra a nova geração do Opel Corsa - carro que sofre atualização após oito anos de mercado, mantendo a plataforma do modelo anterior, a qual foi desenvolvida conjuntamente com a Fiat e é usada no Punto, mas com aperfeiçoamentos estéticos, mecânicos e no interior.
Apesar de usar a mesma plataforma do modelo vendido atualmente, o Opel Corsa 2015 mudou tanto e de tantas maneiras que, de certa forma, podemos considerar "quase novo", e não um mero facelift. Para começar, os engenheiros da Opel queriam alcançar o conforto e a dirigibilidade do VW Polo com a agilidade do Ford Fiesta, de modo que ambos os modelos foram usados como referência no ajuste de chassi do novo Corsa.
O veículo conta com novo sub-chassi dianteiro, novas barras estabilizadoras, novas molas e amortecedores. Além disso, todos os pontos de fixação e ancoragem das partes móveis da suspensão à carroceria foram melhorados para oferecer ganhos em dirigibilidade.
O centro de gravidade do carro ficou 5 mm mais baixo, oferecendo um ganho em termos de estabilidade. Além disso, o modelo passa a contar com direção assistida eléctrica, que conta com ajustes "Cidade" para facilitar as manobras em baixa velocidade, e tem assistência variável à velocidade. A suspensão pode ser encomendada com ajustes padrão, mais macio, ou com molas e amortecedores mais firmes, para ganho dinâmico.
Painel
Na parte externa, apesar de as proporções terem se mantido ao modelo atual, o novo Opel Corsa 2015 conta com painéis de lataria totalmente novos. Há uma nova frente, novos novos faróis, traseira mais "horizontal" e um perfil lateral que adota as novas diretrizes estéticas presentes em outros modelos da marca.
Interior
O interior é a parte do carro com maiores alterações, sendo que a principal novidade é a adoção do sistema de infotainment IntelliLink, que é de série maioria das versões. Da mesma forma que o MyLink usado nos modelos da Chevrolet no Brasil, ele demanda uma conexão com um smartphone (Iphone ou Android) para oferecer serviço de navegação por GPS.
O painel mudou radicalmente, incorporando características da Opel, com materiais mais sofisticados. O desenho ficou mais horizontal, com a tela do sistema de infotainment colocada um pouco abaixo do usualmente adotado para esse tipo de equipamento.
Em termos de espaço interno não há ganhos, já que a plataforma não foi alterada, e mantiveram-se as dimensões externas e de entre-eixos, mas nesse quesito o Corsa sempre se sobressaiu sobre os rivais, então não há problemas.
Novas motorizações
Em termos mecânicos, assim como na versão Vauxhall (veja aqui), a novidade é o motor tri-cilíndrico 1.0 Turbo com potência entre 90 ou 115 cavalos, dependendo da versão. Também haverá um 1.4 Turbo de 100 cavalos, e mais dois atmosféricos, 1.2 e 1.4 litros a gasolina também.
A oferta diesel é reduzida a duas especificações do conhecido 1.3 CDTI de 75 e 95 cavalos. Tais propulsores se associarão à caixa manual de seis marchas. A Opel deverá mostrar ainda uma versão esportiva OPC, com motor 1.6 Turbo, mas até o momento essa configuração não está oficialmente confirmada.
Conclusão
Com seguidos prejuízos na Europa, a Chevrolet partiu para uma solução meio-termo para a necessária atualização do Corsa, que com oito anos de mercado, pedia urgentemente modificações. A manutenção da plataforma do modelo anterior reduz os custos da reformulação, mas também o tempo de vida do modelo do mercado. De qualquer forma, o Corsa recebe um sopro de modernidade para aguardar a nova geração, que adotará uma plataforma totalmente desenvolvida pela General Motors. Fonte: CarBlog