Fonte: Notícias Automotivas
Após 12 anos, duas gerações e mais de 2 milhões de unidades vendidas só no mercado japonês, a Honda lançará em setembro o novo Fit, o modelo que tentará recuperar a liderança em vendas perdida inicialmente para o Toyota Prius e logo depois pela versão menor do híbrido, o Aqua (Prius C). Além disso o compacto da Honda constantemente alterna o 3º lugar do ranking com o Nissan Note, demonstrando a idade (para os padrões nipônicos) do atual modelo de 2007.
Mantendo o mesmo formato das gerações anteriores, o novo Honda ganha vincos mais fortes nas laterais e a base dos vidros curvilínea, herdado do conceito Jade. A frente incorpora elementos dos modelos atuais da marca e na traseira talvez esteja o ponto mais polêmico do carro, cujo desenho lanternas traseiras fazem lembrar alguns modelos da Volvo. Em comparação ao carro atual, o comprimento aumenta 5cm (3,95m) e o entre eixos 3 cm (2,53m).
O interior ganha refinamento (costuras no painel de instrumentos, comandos do som e ar condicionado sensíveis ao toque e plásticos de acabamento nitidamente superior) e espaço interno maior, com 6.5 cm a mais de espaço para as pernas e porta malas com 1,33 m de largura e 70 cm de comprimento - segundo a empresa, com os bancos traseiros dobrados pode-se carregar um sofá.
Os motores utilizados serão os 1.3 (99 cv), 1.5 (130 cv) e 1.5 híbrido (ciclo Atkinson,118+30 cv) da nova família "Earth Dreams", que estreou nos kei cars N-One e N-Box. Prometem baixo consumo de combustível - 28 km/l no 1.3, 23 km/l no 1.5 (22 km/l na versão RS) e 36 km/l no híbrido, número que o fará o novo Fit ficar no topo da lista dos carros mais econômicos do Japão. Contudo, são dados de catálogo, como sempre otimistas.
Para os modelos a gasolina, as transmissões oferecidas são as CVT e as manuais de 5 e 6 marchas (esta somente no Fit RS). A versão híbrida ganha uma iDCT (dupla embreagem) de 7 marchas - primazia nos compactos japoneses (E a alavanca seletora das marchas é diferente das demais, seguindo o mesmo padrão dos híbridos da Toyota). Todos os modelos terão opção de tração integral (exceto RS).
Entre os equipamentos oferecidos pelo novo Fit, os destaques ficam para o acionamento automático dos freios em caso de obstáculo frontal e os faróis com lâmpadas tipo LED. Será o primeiro da categoria a oferecer os sistemas. Os preços previstos do novo Honda variam entre 1.300.000 ienes ou 29.400 reais (1.3 G) a 1.750.000 ienes ou 39.600 reais (1.5 RS). O híbrido custará a partir de 1.690.000 ienes (38.240 reais).
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