A Honda Europa apresenta a versão de produção do Civic Type R no Salão do Automóvel de Genebra - carro que estreia novo motor VTEC TURBO de 2,0 litros, suspensão ajustada, novo modo +R de condução - que aumenta a resposta do chassi e motor. A velocidade máxima é de 270 km/h, e os alvos de mercado são Golf GTI (230 cavalos) e Focus ST (250 cavalos), ambos com tração dianteira.
A grande novidade do Civic Type R é o novo motor Honda VTEC TURBO de 2,0 litros de injeção direta turbocharger, que entrega 310 cavalos a 6.500 rpm, e 400 Nm de torque a 2.500 rpm. Com tal propulsor, o Civic Type R acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos - tornando-o o hot hatch com tração dianteira de aceleração mais rápida - e a velocidade máxima, onde permitida, é d 270 km/h.
O novo motor é acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades, com a potência é direcionada pelas rodas dianteiras.
Estética
O visual do Civic Type R é extravagante e agressivo, porém sem perder a funcionalidade. Uma nova, quase que completamente plana, parte inferior do veículo auxilia a passagem de ar e é combinada com um difusor traseiro para otimizar a pressão aerodinâmica (downforce) -'colando' o carro no asfalto.
A asa traseira foi recriada a partir do Type R Concept. As estruturas do aerofólio - seu ângulo, altura e forma, assim como suas placas finais verticais - foram construídas para otimizar a pressão aerodinâmica sem causar um aumento significativo no arrasto em altas velocidades. Isso auxilia na melhoria de sua aderência à pista, em particular em curvas de alta velocidade.
Um grande splitter frontal e saias laterais aerodinâmicas também administram o fluxo de ar e reduzem a sustentação, enquanto o pára-choque dianteiro foi desenhado especificamente para restringir a turbulência causada pelo ar em torno das rodas dianteiras, aumentando a estabilidade em altas velocidades e reduzindo a sustentação aerodinâmica. As rodas de liga leve são de 19 polegadas - exclusivas do Type R, complementam as mudanças visuais. O conjunto é complementado por pneus 235/35R19 desenvolvidos especialmente para o modelo.
O carro é equipado com um pacote de freios Brembo de alta performance, desenvolvido especialmente para ele. Na parte dianteira, pinças de quarto pistões exercem a força de frenagem sobre os discos de 350 mm frisados.
Cores
O Type R está disponível em cinco cores. Além da Championship White, os consumidores podem ainda escolher entre as cores Crystal Black (perolizada), Polished Metal (metálica), Brilliant Sporty Blue (metálica) e Milano Red.
Interior
O interior do Civic Type R traz manopla da alavanca do câmbio em alumínio usinado, bancos esportivos com encosto elevado, com acabamento em tecido preto e efeito tipo suede com costura dupla vermelha.
A costura dupla vermelha também está presente no revestimento do volante em couro preto e da cobertura preta da alavanca do câmbio. O forro do teto traz acabamento em tecido preto, proporcionando um ambiente mais amplo.
Tecnologia
O Civic Type R conta com um novo Sistema de Amortecimento Adaptativo de quatro pontas, desenvolvido especialmente para o Type R, permite um controle independente contínuo de cada roda para entregar aderência ao asfalto, uma limitação da transferência da carga sobre as rodas em acelerações e desacelerações acentuadas, e a manutenção de uma viagem suave e estável. Um sistema avançado de Suspensão Dianteira de Eixo Duplo ajuda a reduzir a derrapagem nas acelerações em 50 por cento em comparação com a configuração padrão da suspensão do Civic.
Na parte traseira, a suspensão com barra de torsão em forma de H é construída sob medida para melhorar a rigidez de rolagem traseira em 180%, aperfeiçoando ainda mais a estabilidade em curvas de alta velocidade. Estes sistemas são complementados por uma Direção Elétrica de Pinhão Duplo que ajuda a entregar uma rápida e linear resposta do volante, além da sensação de muito controle.
Modo +R
O novo Civic Type R marcará a estreia do novo botão '+R' que aumenta a velocidade de resposta de diversos sistemas do chassi e do drivetrain. O resultado é uma experiência ao volante ainda mais intensa, ideal para as pistas e certamente apreciada pelos entusiastas de uma condução esportiva genuína. Quando o modo +R estiver ativado, a resposta do motor é aumentada com o mapeamento do torque modificado para uma configuração voltada à performance e maior agressividade.
A assistência à direção é reduzida e o volante fica mais sensível aos comandos do motorista, e a força de amortecimento básica do novo Sistema de Amortecimento Adaptativo de quatro pontas é aumentada em 30%. Isso significa um comportamento mais firme e ágil do carro para uma condução de alta performance. Sistema City-Brake Active da Honda virá de série no Civic Type R.
O novo Honda Civic Type R chegará às lojas da Europa a partir deste verão. As especificações completas do veículo serão anunciadas no devido momento. Fonte: CarBlog