Fonte: CarBlog
A Volkswagen do Brasil lança a versão aventureira do Gol, trazendo pneus
195/50 em novas rodas de 16 polegadas, e equipado com o motor 1.6l EA-111 VHT
Total Flex, que tem potência máxima de 104 cv a 5.250 rpm e 15,6 kgfm de torque
a 2.500 rpm, sempre quando abastecido com etanol. Sua carroceria é sempre de
quatro portas. O carro é oferecido com câmbio manual ou automatizado ASG
(iniciais de Automated Sequential Gearbox), na versão I-Motion, ambos com cinco
marchas.
Tabela de preços
Novo Gol Rallye - R$ 45.850
Novo Gol Rallye i-Motion - R$ 48.580
Design
O design externo do Novo Gol Rallye é marcado por um novo para-choque pintado na
cor da carroceria e com aplique central, que incorpora os grandes faróis
auxiliares de dupla função (neblina e longo alcance) com aros cromados e tem a
borda inferior destacada com a pintura chrome effect. A grade do radiador é do
tipo colmeia, com friso cromado, trazendo em destaque o logotipo Rallye cromado
e, ao centro, o novo emblema VW sobre fundo preto brilhante. Os faróis de dupla
parábola têm moldura escurecida, enquanto o para-brisa, com a borda superior
escura, dá um toque extra de distinção ao carro.
Na lateral temos a suspensão elevada e se destacam as novas rodas de liga leve
de 16 polegadas com o design Pikes, com pintura preto brilhante e acabamento
diamantado (opcionalmente, na cor prata escurecida) e pneus 195/50 R16.As
molduras salientes dos para-lamas são em material texturizado escuro (self color),
assim como as coberturas das soleiras sob as portas, que têm a parte central
inferior pintada em chrome effect.
As maçanetas das portas, pintadas na cor da carroceria, e as carenagens dos
espelhos retrovisores, com luzes indicadoras de direção (side blinkers) ganharam
nova pintura, também em chrome effect, que além do aspecto visual tem como
particularidade a facilidade na limpeza. Caso a cor da carroceria seja a Prata
Sirius, os espelhos terão a mesma cor da carroceria. O adesivo com a
identificação Rallye, colocado na parte inferior das portas, possui design
especial - em sua parte traseira, há uma simulação de respingos de lama,
reforçando o espírito esportivo do modelo. Nos carros com cores claras, o
detalhe é preto; para as opções escuras, foi adotado um tom mais claro para a
faixa, em cinza.
Na traseira, o conjunto do para-choque tem a cor da carroceria e pintura preta
na parte inferior, onde se destaca um aplique central em chrome effect e os
retrorrefletores nas extremidades, ressaltando a ponteira cromada do
escapamento. A região da placa traseira é coberta por um adesivo preto fosco,
mesma cor adotada no defletor de ar instalado sobre o vidro traseiro. O logotipo
Rallye está posicionado com destaque na lateral da tampa do porta-malas.
Interior
No interior do carro há teto e colunas revestidos de tecido com tom escuro,
Cinza Antracite. Detalhes exclusivos reforçam esta percepção de esportividade,
como a pedaleira esportiva, o painel de instrumentos com nova pintura da ilha
central em Warm Gray e o pomo da alavanca do câmbio, com aro do diagrama de
marchas cinza e aro inferior em preto brilhante. A moldura central tem pintura
Preto Satin e detalhes cinza.
O controle das luzes é por interruptor rotativo, com acabamento em cromo e os
difusores de ar tem aros pretos brilhantes e botão central também cinza. As
soleiras internas são cobertas por adesivos e a pedaleira é marcantemente
esportiva, em alumínio escovado. Já as maçanetas internas das portas são
pintadas em esmalte Siberian II. Os bancos do Gol Rallye têm novos figurinos e
são forrados com tecidos que utilizam fios de PET reciclado. A faixa central é
destacada, com detalhes em baixo relevo e o logotipo Rallye bordado.
Opcionalmente, os bancos podem ter revestimento em "Native", também com logo
Rallye bordado.
Na parte traseira dos encostos dos bancos dianteiros há porta-revistas e sua
parte inferior é recoberta com carenagem plástica, com porta-objetos
incorporado. O revestimento interno das portas utiliza novo tecido, em Tear
Ameise, também produzido com fios de PET reciclado. O porta-malas é totalmente
revestido de carpete e possui lâmpada de cortesia e rede para fixação de
volumes.
Rádio global
Opcionalmente, o Gol Rallye pode ter volante multifuncional com comandos
integrados do rádio e do I-System. Na versão I-Motion, o volante pode incluir
shift paddles para troca manual de marchas. O novo rádio global da Volkswagen
inclui CD-player com MP3, entrada USB e conexão Bluetooth para telefone celular
com áudio streaming, que possibilita ouvir músicas armazenadas no telefone
celular.
É oferecido de série o pacote conforto, que inclui alarme central, travamento
com controle remoto, espelhos com regulagem elétrica, vidros traseiros elétricos
e ar-condicionado. Entre os opcionais são oferecidas a forração em couro Native,
com banco traseiro bipartido, a função Coming and Leaving Home de controle
automático dos faróis e a lanterna de neblina traseira.
Suspensão elevada
Garantindo sua agilidade em terrenos irregulares e a transposição de obstáculos
com maior desenvoltura, o Novo Gol Rallye foi elevado em 28 mm em relação à
versão 1.6, sendo 23 mm na suspensão e 5 mm com os novos pneus 195/50 R16. Os
amortecedores e molas são exclusivos. Um dos principais objetivos no
desenvolvimento do Gol Rallye foi, mesmo com a maior altura, preservar a
dirigibilidade, conforto e segurança característicos da marca, o que exigiu um
extenso trabalho dos engenheiros da Volkswagen, incluindo muitos testes de
laboratório e milhares de quilômetros de percurso em pistas, ruas e estradas dos
mais variados tipos.
O Gol Rallye é equipado com o motor 1.6l VHT Total Flex, da família EA 111.
Abastecido com etanol (E100), o motor tem potência de 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm
e torque máximo de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm. Quando está abastecido com
gasolina (E22), são 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e o torque, de 15,4 kgfm (151 Nm)
a 2.500 rpm.
Ao nível do mar, o Novo Gol Rallye acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e
atinge a velocidade máxima de 181 km/h (em quinta marcha) com etanol. Abastecido
com gasolina, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos e chega a 179
km/h de velocidade máxima. O Novo Gol Rallye com o câmbio I-Motion acelera de 0
a 100 km/h em 10,9 segundos e atinge 181 km/h de velocidade máxima (etanol). Com
gasolina, os números são: 11,1 segundos de aceleração de 0 a 100 km/h e 179 km/h
de velocidade máxima.
Segurança
A segurança dos ocupantes é reforçada pelos airbags duplos dianteiros,
oferecidos de série, associados ao sistema de detecção de acidentes que, em caso
de colisão, aciona as luzes de emergência e acende as luzes internas do carro.
Os freios ABS, também de série no modelo, contam com a segurança extra do
Emergency Stop Signal. O ESS funciona como um alerta para evitar colisões
traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada,
mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema de segurança aciona as luzes
traseiras de frenagem de forma intermitente. Após essa frenagem, com o veículo
em estado estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de
pisca-alerta, indicando que o veículo parou.
Nova arquitetura eletrônica
Assim como as demais versões do Gol, a Rallye também traz a arquitetura
eletrônica completamente nova, que possibilitou a instalação de vários
equipamentos inéditos. Entre eles, o sistema chamado ECO Comfort (opcional), que
orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no
painel (instrumento combinado), que podem ser selecionadas para aparecer tanto
com o veículo parado como em movimento. Por exemplo: se o ar-condicionado
estiver ligado e o vidro for abaixado mais de 20%, aparecerá a seguinte mensagem
no instrumento combinado: "Ar condicionado ligado; fechar janelas". Com o
veículo parado, o ECO Comfort também pode emitir alertas visuais com as
mensagens: "Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor" e "Não
acionar o pedal do acelerador com o veículo parado".
Outro importante recurso de segurança de série, o "Comfort Blinker" - item
presente em modelos como Jetta e Passat -, possibilita que o motorista, com um
leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir, sem
necessariamente acionar a alavanca de seta completamente. Com esse leve toque, o
sistema aciona a seta por três vezes seguidas e indica a intenção de troca de
faixa.
As palhetas do limpador de para-brisa do Novo Gol Rallye utilizam a tecnologia
aerowischer, que tem funcionamento mais silencioso, com melhores aerodinâmica,
performance e durabilidade, em comparação às palhetas convencionais. Além disso,
os limpadores dos vidros nunca param no meio do para-brisa, mesmo quando o
veículo é desligado com o sistema acionado - a nova arquitetura eletrônica
permite que os limpadores sempre completem o movimento e voltem à posição
inicial. O mesmo vale para a palheta do limpador do vidro de trás. Esta, por
sinal, agora liga automaticamente toda a vez que o limpador dianteiro estiver
acionado e a marcha à ré do câmbio for engatada.
Quando equipado com ajustes elétricos dos espelhos retrovisores, o Novo Gol
Rallye traz a função "tilt down", que regula automaticamente o espelho
retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a
marcha à ré é engatada. Ao desengatar a marcha à ré, o espelho retorna
exatamente à posição que estava ajustado previamente.
Auxílio visual para estacionar
Recurso oferecido de série no Novo Gol Rallye, o sensor de aproximação de
obstáculos traseiros está ligado ao novo rádio (opcional) e exibe na tela
central a silhueta digital no formato da carroceria do veículo (visto de cima),
exibindo uma barra que vai se aproximando do veículo à medida que a distância do
obstáculo diminui. O sistema ainda conta com o auxílio sonoro (beep), que vai
aumentando a intermitência conforme o carro se aproxima do objeto.
Chamado de PDC (Parking Distance Control), ou controlador de distância ao
estacionar, esse sistema funciona por meio de quatro sensores instalados no
para-choque traseiro. Posicionados em locais estratégicos com o objetivo de ter
o máximo de eficiência, esses sensores são pintados na cor da carroceria e
contam com acabamento refinado, de forma que ficam bem discretos no veículo,
praticamente imperceptíveis.
O Novo Gol Rallye é oferecido em seis cores: três sólidas (Branco Cristal,
Vermelho Flash e Preto Ninja), três metálicas (Prata Sirius, Cinza Spectrus e
Vermelho Apple) e a especial de lançamento Amarelo Solaris.
Vídeo de apresentação
Gol Track - Preço R$ 33.060
Outra novidade na linha Gol é a versão Track, destinada a um "off-road light",
segundo a VW. Trata-se de um Gol 1.0 com suspensão elevada e alguns adereços
como molduras nas caixas de rodas e aos adesivos customizados. A suspensão está
2,3 cm mais alta e o carro ganhou pneus de uso misto 175/70 R14.
Preço: R$ 33.060, com motor 1.0 flex de 76 cv (etanol)/ 72 cv (gasolina),
câmbio manual de cinco velocidades, rodas em aço com pneus 175/70 R14, faróis e
lanternas de neblina, faróis duplos com máscara negra, lanternas escurecidas,
moldura nas caixas de roda, airbag motorista e passageiro, banco do motorista
com regulagem de altura, freios ABS, direção hidráulica, desembaçados do vidro
traseiro e quadro de instrumentos com molduras cromadas.
Opcionais: rádio CD-Player Mp3 com entrada USB, Bluetooth e interface
para i-Pod, volante multifuncional, I-System com Eco Comfort, sensor de
estacionamento.
Encontre diversos modelos de gol no infocarro, clique aqui para ver alguns modelos seminovos