Novo Ford Explorer 2011
Primeiras imagens do carro
Fonte: Carroonline
Utilitário Esportivo mais vendido da marca ganhou novas motorizações e mais tecnologia embarcada
A Ford divulgou nesta segunda-feira (26) as primeiras imagens e informações técnicas do Explorer 2011. A nova geração do utilitário esportivo ficou 45 kg mais leve, recebeu novas tecnologias embarcadas, tornou-se mais seguro, pode transportar até 7 passageiros e é o modelo mais econômico na categoria, segundo a empresa.
Duas opções de motorização estarão disponíveis para o novo SUV, sendo uma 3.5 V6 Ti-VCT, que, segundo a marca, produzirá aproximadamente 290 cavalos de potência e 35 kgfm de torque, além da configuração 2.0 EcoBoost, capaz de gerar 257 cv e 34,6 kgfm de força. Embora não sejam divulgados valores de consumo, é informado que o bloco 6 cilindros será 20% mais econômico que sua versão anterior. Nenhum motor V8 será oferecido para o modelo, ao menos no período de seu lançamento.
Para auxiliar na eficiência dos propulsores, as duas opções de motorização são equipadas com câmbio automático de 6 marchas e, diferentemente da maioria dos utilitários esportivos do mesmo porte, cuja tração é traseira, o novo Explorer possui tração dianteira. O sistema 4WD (integral) estará disponível como opcional para a versão V6. Pneus de baixa resistência, melhorias aerodinâmicas, direção elétrica e novo sistema de ar-condicionado que demanda menos potência do motor também são responsáveis pela diminuição no consumo de combustível.
Embora seja possível observar nas fotos que os assentos traseiros são rebatíveis e formam um piso plano, nenhuma informação sobre as dimensões e capacidades do SUV foi divulgada.
Versatilidade e segurança
Segundo a Ford, o Explorer teve sua capacidade off-road e de trabalho aprimoradas na configuração 4WD V6, uma vez que passou a contar com Hill Descent Control (componente que mantém a velocidade do veículo em descidas íngremes) e controle de tração que pode ser ajustado de acordo com a aderência do terreno, além possuir capacidade para rebocar até 2.268 kg.
Visando oferecer mais segurança para os passageiros, o SUV traz tecnologias como o sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), airbags frontais, de cortina e nos cintos de segurança traseiro, freios ABS, controle de estabilidade com Curve Control e, caso todos os sistemas de segurança ativos não evitem um acidente, os ocupantes também contam com o sistema SOS Post-Crash Alert System, que conecta o som do veículo com uma central de auxílio em caso de colisão.
O Explorer será oferecido em três versões nos Estados Unidos, sendo uma básica, uma intermediária, XLT, e a top de linha, chamada Limited. Na configuração de entrada, o SUV oferecerá como principais itens de série tela
touchscreen de 4.2", trio elétrico e piloto automático. Já a opção top de linha contará com câmbio automático de 6 marchas, sensor de estacionamento com câmera, tomada de 110 volts, acionamento remoto, ar-condicionado de duas zonas e espelho retrovisor eletrocrômico. Os preços ainda não foram definidos e as vendas do modelo começarão no primeiro semestre de 2011.
Clique aqui, curta a fanpage do INFOCARRO no Facebook e fique por dentro das principais notícias automotivas.
Siga o INFOCARRO no TWITTER:
@INFOCARRO