Fonte: Carro online
Uma das grandes atrações no estande da Citroën no Salão do Automóvel já pode ser adquirida nas concessionárias da marca. Trata-se do DS5, modelo que é definido pela empresa como um crossover, por mesclar características de diversos tipos de veículos num só. Mas para quem o vê à distância, a impressão é de que se trata de uma station wagon.
Definição à parte, o fato é que o DS5 chama muita atenção. Na dianteira, por exemplo, além dos faróis com desenho similar aos do "primo" DS3, o crossover traz luzes de Xenon direcionais, além de LEDs para uso diurno. Junto ao capô, dois detalhes cromados (chamados de espadas pelos designers da marca) se destacam. As bonitas rodas de liga leve têm 18" de diâmetro.
Se você ainda não está convencido de que o DS5 não é um familiar, basta examinar o interior do carro. Embora não seja tão "justa" quanto a de um esportivo, a cabine do novo Citroën oferece a mesma sensação. Os bancos (com regulagens elétricas para motorista e passageiro dianteiro e massageador para o condutor) são muito confortáveis e exibem um acabamento diferenciado, de couro exclusivo. O volante tem base achatada e possui comandos integrados, enquanto o quadro de instrumentos foi inspirado em painéis de aviões, segundo os técnicos da Citroën.
Também como em aviões, o DS5 possui um Head Up Display, que permite ao motorista visualizar as informações mais importantes (velocidade e indicação do navegador, por exemplo) sem tirar os olhos da via. Outro item que merece destaque é o console de teto, com botões do tipo "toggle switches" (aeronáuticos). O carro ainda conta com três tetos panorâmicos de vidro: um para cada ocupante na dianteira e outro na parte posterior do veículo.
Sob o capô, o crossover francês - o modelo é produzido na fábrica de Sochaux, na França - traz o mesmo motor 1.6 THP que equipa o DS3, mas acoplado a uma caixa automática de 6 marchas. À primeira vista, esse propulsor pode parecer pequeno para o carro, mas não se deixe enganar: são 165 cv e 24,5 mkgf de torque à disposição, números que garantem bom desempenho ao DS5.
O novo integrante da gama DS (que será completada ainda no primeiro trimestre de 2013, com o lançamento do DS4) já pode ser encomendado nas concessionárias da marca em todo o país em versão única, sem opcionais. Ar-condicionado automático Dual Zone, sistema multimídia completo (incluindo navegador por GPS), seis airbags, freios com ABS e distribuidor da carga de frenagem, controle de estabilidade e de tração são alguns dos equipamentos disponíveis. O preço do DS5 é R$ 124.900 e a garantia é de 3 anos. De acordo com o diretor-geral da Citroën do Brasil, Francesco Abbruzzesi, a meta é vender 500 unidades do crossover por ano.