Novo BMW série 1 terá tração dianteira, mas você nem vai perceber.
Hatch muda de geração e chega ao mercado europeu no fim do ano. Novidade rompe com uma tradição da marca bávara. A BMW revelou mais detalhes sobre a terceira geração do Série 1, que recebe a opção de tração dianteira pela primeira vez desde seu lançamento, há 15 anos. Apesar dessa descaracterização, o hatch conta com uma novidade para compensar as diferenças de comportamento do modelo da geração anterior - com tração traseira.
Para manter sua aptidão esportiva, a BMW apresentou a tecnologia ARB (cuja sigla vem do alemão Actornahe Radschlupfbegrenzung), que é um limitador eletrônico para permitir o controle da patinação das rodas com mais sensibilidade e rapidez. O sistema, que já existe no elétrico i3, faz sua estreia em carros com motor a combustão.
O ARB atua diretamente na unidade de controle do motor, e não no controle de estabilidade, o que faz a correção de uma iminente derrapagem três vezes mais rápido - antes mesmo de ela acontecer. Isso reduz a tendência ao subesterço, comum em carros de tração dianteira.
A tecnologia trabalha junto com o BMW Performance Control, recurso que oferece uma dirigibilidade mais ágil ao aplicar a força de frenagem necessária nas rodas em uma curva antes que o limite da derrapagem seja atingido.
Placa passou do para-choque para a tampa traseira.
No visual, o que chama a atenção de cara é a grade dianteira, que ficou bem mais evidenciada nesta nova geração. Chamada de duplo rim, a peça ganhou proporções exageradas e passa a ser unida no centro, seguindo a tendência vista no Série 7 e no X7.
Volume do porta-malas aumentou, chegando a 380 litros.
Os faróis também têm novo formato e ficaram mais angulosos. No capô e nas laterais, os vincos estão mais esculpidos. Apesar de o entre-eixos ter diminuído 2 cm em relação ao antecessor, que agora tem 2,67 m, há mais espaço para as pernas dos passageiros de trás, ombros e cabeça, uma vez que a altura e a largura do carro aumentaram em 1,3 cm e 3,4 cm, respectivamente. O porta-malas também ganhou 20 litros, chegando a 380 l de capacidade.
A traseira traz lanternas mais finas e modernas e placa localizada no meio da tampa do porta-malas - antes ficava no para-choque. Rodas de liga leve têm medidas que variam entre 16 polegadas até inéditas opções de 19". Outra novidade para o modelo é o teto solar panorâmico com comandos elétricos.
Por dentro, o típico acabamento de alta qualidade da marca se une a detalhes e sistemas inovadores. O Série 1 pode vir equipado com novidades que estão presentes nos modelos mais caros da marca, a exemplo do sistema de infotainment com duas telas de 10,25" polegadas operado por gestos, chave digital com abertura e acionamento do motor via smartphone e assistente pessoal, que "conversa" com o motorista.
Na Europa, o novo Série 1 será oferecido no final deste ano com três opções de motor a diesel e duas a gasolina, com potências entre 116 cv e 306 cv - as de entrada com tração dianteira e as de topo com tração integral.
A versão M135i xDrive traz o quatro cilindros mais potente da linha da montadora atualmente, que acelera o carro até os 100 km/h em 4,8 segundos e atinge velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
O modelo será apresentado para jornalistas e formadores de opinião em Munique (Alemanha), no fim de junho. Já o público só terá o primeiro contato com o modelo durante o Salão de Frankfurt, em setembro. Consultada, a BMW do Brasil afirma que não há previsão para a chegada do novo Série 1 ao país.
Fonte: Autoesporte.Por: Thais Villaça.Data: 27/05/2019, 19h23.