O modelo de entrada da Jaguar, o XE, chegará ao mercado brasileiro ainda neste ano de 2015, entre setembro e outubro, com preços estimados iniciais em torno de R$ 170 mil reais. O sedã médio britânico chega para impor concorrência à BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C e Audi A4.
O Jaguar XE que será vendido no Brasil adota o motor Ford EcoBoost 2.0 Turbo, de 240 cavalos e torque máximo de 37,3 Kgfm - o mesmo aplicado ao Ford Fusion Titanium. Esse propulsor estará associado a uma transmissão automática de oito velocidades. Tendo em vista o peso do modelo em torno de 1.500 Kg, o desempenho não é "esportivo", mas é adequado a um sedã desse porte.
Além dessa versão de entrada, o Jaguar XE será oferecido também em sua versão mais potente, equipada com o motor V6 de 340 cavalos, também associado à transmissão automática de 8 marchas. Assim como o BMW e Mercedes, o Jaguar aposta em um sistema de tração traseira - sistema que, se por um lado melhora o prazer em condução mais esportiva, acaba roubando espaço no interior com a alocação do eixo de transmissão para as rodas posteriores.
No que respeita aos itens de série, o Jaguar XE conta com ar-condicionado digital com duas zonas de climatização e filtro de pólen, partida por botão Start, sistema de alerta de mudança involuntária de faixa, entre outros itens. O sistema de informação e entretenimento é de série, com tela sensível ao toque, e permite associação com o smartphone e comandos de voz. Internamente adota revestimentos dos bancos em couro, além de detalhes em madeira e alumínio.
Produção no Brasil
O Jaguar XE é cotado, mas ainda não confirmado, para ser produzido no Brasil, na planta que a Jaguar Land Rover ergue em Itatiaia (RJ), e que entra em operação em 2016. Fonte: Folha