Quando foi anunciado que seria lançada uma versão sedã do Hyundai HB20, algumas pessoas ficaram com uma dúvida: "Será que ele terá o mesmo comportamento dinâmico do hatch?" Se você também estava se fazendo essa pergunta, já respondemos: sim! Ao menos na versão com motor 1.6.
A unidade que avaliamos traz todo o requinte possível para o modelo, mas com um detalhe essencial, uma caixa manual. E é aí que a brincadeira fica mais divertida, ao menos para quem busca um pouco mais de agilidade.
Afinal, por R$ 49.595, você tem em mãos um sedã que responde rapidamente aos comandos, mesmo em uma categoria na qual tal comportamento, na maioria dos casos, não é tão desejado.
Com o câmbio manual de 5 marchas, é possível explorar muito bem os 128 cv do motor 1.6 da Hyundai. As trocas são sempre precisas, com o câmbio encaixando muito bem. As relações parecem privilegiar a agilidade, o que, em tese, poderia prejudicar o comportamento em velocidades mais altas, mas não foi o que percebemos. Já no trânsito, o modelo exibiu bastante rapidez nas manobras.
Em alguns momentos, chegamos até a esquecer que estávamos conduzindo um sedã, em virtude do ótimo comportamento do HB20S. O problema é que os passageiros também têm essa impressão, já que as dimensões do modelo não são das maiores (4,23 m de comprimento, 2,50 m de entre-eixos, 1,68 m de largura e 1,47 m de altura). Eu, com 1,75 m de altura e com o banco ajustado para uma direção confortável, acabei deixando o passageiro no assento traseiro um pouco apertado.
O nível de acabamento do HB20S também surpreende. É claro que não se pode compará-lo com modelos mais caros, mas, levando-se em conta os seus principais concorrentes, o sedã da Hyundai se destaca pela qualidade de construção. É difícil encontrar alguma peça mal encaixada ou rebarbas nos plásticos, o que é muito bom.
Trata-se de um modelo no qual os pontos positivos superam os negativos e você termina a viagem com uma sensação muito positiva, o que nem sempre ocorre em sedãs dessa faxia de preço. Se o espaço interno não for uma prioridade e você precisar de um bom porta-malas, o HB20S é uma opção interessante.
Média: 7,7
O comportamento do HB20S e o seu câmbio preciso surpreendem e deixam as questões negativas, como as dimensões, para trás. Já o porta-malas, de 450 litros, não é o maior da categoria, mas tem boas dimensões. - Rafael Munhoz
Nossas medições
Aceleração 0-100 km/h: 9s6
Retomada 60-120 km/h: 15s54
Frenagem 80 a 0 km/h (m): 27,29
Consumo cidade (km/l): 7,5
Consumo estrada (km/l): 11,7
Ruído a 120 km/h em 5ª (dB): 66,4
Seu Bolso
Preço (carro testado): R$ 49.595
Desvalorização (1 ano): 9,6%
Garantia: 5 anos
Financiamento (taxa mensal): 1,29%
Parcela (50% de entrada + saldo em 36x): R$ 887,73
IPVA (4%): R$ 2.004
Seguro: R$ 2.152
Primeira revisão: R$ 127,80
Versão básica: R$ 49.595
Dados da fabricante
Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal, flex ; Cilindrada 1591 cm3; Potência (E) 128 cv a 6000 rpm; Torque (E) 16,5 mkgf a 4 500 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Comprimento 4,23 m; Largura 1,68 m; Altura 1,47 m; Entre-eixos 2,50 m; Porta -malas 450 l; Peso 1014 kg
Procurando Hyundai HB20? Clique aqui e confira algumas ofertas especiais da Hyundai que separamos para você.