Fonte: AutoEsporte
Lançado em 1996, o principal carro da Fiat vai mudar por completo em 2011, com plataforma do novo Uno e design inspirado no Punto
A Fiat não se acomoda com a posição de liderança obtida há quase uma década. Mal o novo Uno chegou às ruas e a montadora já prepara o lançamento do Punto com os motores E-TorQ. Depois ainda tem o Idea reestilizado e, enfim, os últimos ajustes no Bravo, previsto para o começo de 2011. Para a engenharia, porém, esses carros são coisas do passado. Nesse departamento, as atenções estão voltadas para o projeto 326, que dará origem à nova família Palio. Tamanha dedicação faz sentido: trata-se do principal carro da Fiat no Brasil, o mais vendido da marca e o segundo mais emplacado do país. Desde 1996, quando a primeira geração foi lançada, mais de 2,5 milhões de unidades do Palio foram produzidas. Agora, o modelo se prepara para a maior mudança de sua história. Após três reestilizações, chegou a hora de um Palio totalmente novo.
Os primeiros protótipos começaram os testes de rodagem na segunda quinzena de maio, com a carroceria tão coberta que mais parecem caixotes. Foi um desses carros que flagramos nas cercanias da fábrica de Betim (MG), aos 45 minutos da etapa final de fechamento desta edição. Para agosto estão previstas as etapas de try-out (testes de ferramental) das peças de estamparia. Mas o que a Fiat tenta esconder a gente já revela nestas projeções: este é o novo Palio. Com base nas fotos do flagra, em imagens publicadas no jornal Estado de Minas e em peças do carro a que tivemos acesso, Autoesporte acionou sua rede de informantes para refinar o desenho. Quem já viu o modelo limpo garante que estamos muito próximos do resultado final. Duas dicas a gente tinha faz tempo. Um funcionário da Fiat falou demais, e acabou antecipando que o próximo Palio seria uma "espécie de mini-Punto com traseira de Volvo C30".
É fácil enxergar traços do Punto na dianteira pontuda do novo Palio, assim como nos faróis ovalados (mas com dupla parábola, contra apenas uma do Punto). Como no novo Uno, não existirá uma grade convencional, apenas um vinco com o logotipo da Fiat no centro, ao estilo do Punto Evo europeu. A tomada de ar para o radiador se dará pelas aberturas localizada entre os faróis de neblina. Nas laterais, o desenho das portas seguirá o do Uno, com a dobra acima da altura dos retrovisores. Já a porta de trás se destacará pelo formato curvo da parte posterior, que avança sobre a coluna C. Haverá apenas um vinco cortando a lateral na altura das maçanetas, que por sinal lembrarão as do Palio atual.
O teto elevado permite antever bom espaço para a cabeça dos passageiros do banco traseiro, fato reforçado pela caída suave do teto. Visto de trás, o Palio vai mesmo lembrar o Volvo C30: as lanternas nascem no teto e vão descendo rumo ao para-choque, na medida em que se alargam. Na verdade, se tamparmos a parte de cima da peça, o que sobra é algo semelhante ao que existia no Palio original. O brake light ficará acima do vidro, em um pequeno aerofólio, como no Punto. A placa será alojada no para-choque, envolvida por um aplique, num recurso semelhante ao do Uno.
A plataforma do 326 será compartilhada com o Uno (327), mas o Palio terá porte superior, em torno de 3,9 metros de comprimento. A distância entre-eixos também vai crescer, para ampliar o espaço interno. Haverá opção de carroceria de duas ou quatro portas. Mas, diferente do Uno com seu formato "quadrado arredondado" bastante lúdico, o Palio vai mirar num cliente mais tradicional, adepto a linhas mais elegantes e esportivas.
Sobre o interior, tudo que sabemos até agora é que o acabamento será mais refinado que o do Uno. Mas elementos dele serão aproveitados na parte central do painel e nas quatro saídas de ar circulares. O Palio também terá maior oferta de equipamentos, com direito a computador de bordo, vidros elétricos nas quatro portas e retrovisores com ajustes elétricos. Pelo que vimos do Uno, a posição de dirigir será bastante beneficiada, uma vez que a nova plataforma prevê uma área maior para os pedais e até um apoio para o pé esquerdo. No Palio atual, a caixa de roda invade muito a área das pernas do motorista.
A expectativa é que o Palio seja lançado em outubro de 2011, como linha 2012. Assim, é provável que o hatch se antecipe à nova lei que prevê airbags frontais e ABS de série - que entra em vigor dia 1º de janeiro de 2012 para novos projetos - e já venha com esses equipamentos de fábrica. Os preços não deverão ser muito superiores aos praticados hoje, na faixa dos R$ 30 mil na versão de entrada (sem contar o Palio Fire), para ficar entre o novo Uno e o Punto. Como é de praxe, o Palio atual deverá ganhar uma sobrevida, como um novo Palio Fire.