A montadora de automóveis chinesa Chery anunciou há alguns dias atrás que fabricará no Brasil três SUVs, dos quais a novidade é o compacto, derivado do hatch Celer (este já fabricado no Brasil). Já havia imagens do SUV grande (Tiggo 5) e do intermediário, mas faltavam imagens do SUV compacto (que chegará para competir com o CrossFox, HB20X e Sandero Stepway).
Agora não falta mais, visto que foram divulgadas na China, de forma extra-oficial, as primeiras fotos do Chery Tiggo 3X, um SUV compacto, concorrente do Ford EcoSport/Honda HR-V e Jeep Renegade, com 4,2 metros de comprimento, 1,57 metros de altura, 1,76 metros de largura, e equipado com o motor ACTECO quatro cilindros 1.5 16V (o mesmo do Celer), associado a uma transmissão manual de cinco marchas, ou automática CVT.
O Chery Tiggo 3X é um modelo de extrema importância para a montadora, visto que se insere no segmento de maior demanda atualmente, que é o de SUV compactos (de menor preço). As imagens mostram um visual bem resolvido em todos os ângulos, e que, nos detalhes, mostra que se trata da mesma plataforma do Celer.
Há alterações significativas, porém, na frente e traseira, totalmente reformuladas, com nova grade dianteira, novos faróis e lanternas, assim como luzes de neblina aperfeiçoadas. Além disso, pelo menos na versão mostrada nas imagens, o estepe está sendo colocado no lugar certo - dentro do carro, abaixo do compartimento de bagagens, e não pendurado na tampa traseira, como ainda é moda do Brasil.
O Chery Tiggo 3X entra em produção e estará disponível nas concessionárias da China ainda em 2016. Já no Brasil a promessa é que sua produção em Jacareí (SP) seja iniciada em 2017.
Na imagem abaixo colocamos os detalhes da coluna "C" do Tiggo 3X (esquerda) e do Celer (direita), para mostrar que se trata basicamente a mesma plataforma (repare que a vigia da Coluna C é exatamente a mesma do Celer). Isso mostra que a Chery está adotando em seu SUV compacto a mesma estratégia de sucesso feita pela Ford com o EcoSport (derivado do Fiesta) e Honda com o HR-V (derivado do Fit).
É possível verificar as semelhanças entre o Celer e o Tiggo 3X na coluna "A" e nas linhas de caráter laterais. Observe que as portas dianteira e traseira, o teto e a coluna "C" são as mesmas nos dois carros, o que indica que a estrutura central é a mesma. As alterações estão nos para-lamas dianteiro e traseiros, frente, traseira, e suspensão elevada.
É importante considerar, porém, que mesmo se tratando claramente da mesma plataforma do Celer, o Chery 3X tem uma altura em relação ao solo elevada, rodas maiores, caixas de roda em formato mais retangular, novos para-lamas dianteiros - o que confere ao modelo um visual diferenciado e verdadeiramente SUV. Por essas imagens, a impressão é que a "transformação" do Celer em Tiggo 3X foi bem feita, com o design final do SUV bastante interessante.
Mudança de estratégia no Brasil
O SUV do Celer é de fundamental importância para a marca no Brasil também. A Chery considera que "errou" ao iniciar a produção no Brasil com um carro como o Celer, que é um modelo compacto do segmento que mais foi afetado pela crise.
Segundo análise de executivos da marca, o correto seria iniciar a fabricação nacional com um modelo mais caro, destinado a um público menos afetado pela crise, e em um segmento em crescimento, que é o de SUVs. Sendo assim, o foco em SUVs como o Tiggo 5 e Tiggo 3, além do novo SUV do Celer, já é resultado prático dessa mudança de posicionamento de mercado no Brasil. Fonte: CarBlog