A nova e recém-lançada geração do modelo ultra-esportivo da Audi, o R8, é um exemplo bastante eloquente do "Vorsprung durch Technik" - "Avanço por meio da tecnologia". Trata-se de um modelo estado da arte em termos de engenharia e tecnologia, mas a Audi percebe que seu potencial de vendas seria significativamente maior se oferecesse uma versão de entrada.
E essa versão de entrada, mais acessível, do super-carro alemão será oferecida nos próximos anos, com um motor turbo, que lhe daria uma gama de opções que complementaria as versões V10 e V8 aspiradas. Essa versão turbo de acesso do Audi R8 poderá ser equipada com uma variação do motor turbo de cinco cilindros da empresa, porém com a adoção de um sistema de turbo-alimentação elétrico.
Outro aspecto que impulsiona o desenvolvimento de um modelo turbo do Audi R8 é a legislação chinesa que pune severamente carros com motores com grande deslocamento. Os executivos da empresa, porém, garantem que os clientes não precisam se preocupar com o desempenho do modelo, e citam como exemplo o motor do Audi TT Clubsport Turbo, com 600 cavalos - apenas 10 cv a menos que a potência do R8 V10 Plus. Fonte: CarBlog