A Volkswagen do Brasil apresenta a linha 2015 da Amarok - pick-up média que chega com recursos inéditos em sua categoria e mais equipamentos em todas as versões. Os novos modelos já estão chegando às concessionárias da marca.
A versão topo de linha Highline - que já conta com a tração permanente 4MOTION e a transmissão automática de oito velocidades - agora pode ser equipada com faróis bixenônio com luzes de condução diurna em LED. Outras novidades são: regulagem elétrica do facho dos faróis, grade dianteira em preto brilhante com filetes duplos cromados e como opcional, novas rodas de liga leve de 19 polegadas.
A Amarok 2015 passa a ser também equipada com faróis de neblina com luz estática para conversão (cornering light), recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h. Sempre que os faróis estiverem ligados (fachos alto ou baixo) e a seta for acionada ou o motorista girar o volante, o farol de neblina do lado correspondente ao que o veículo estiver virando é acionado automaticamente. As configurações Highline e Trendline 2015 contam com essa tecnologia de série. Outro item que foi adicionado é à picape Volkswagen é a câmera traseira de estacionamento, recurso que facilita o motorista durante manobras de estacionamento. Essa tecnologia está disponível para a Amarok Highline em conjunto com os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
A linha 2015 do modelo passa a contar também com ajuste lombar para os assentos dianteiros, sempre que a picape for equipada com airbags laterais. As demais configurações (Trendline, SE e S) também passam a ser mais equipadas na linha 2015. Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Assistente de Partida em Subida (HSA), Controle Automático de Descida (HDC) e lanterna traseira de neblina agora são itens de série para todas as versões. A regulagem elétrica de altura do facho dos faróis também passa a ser equipamento "standard" na Amarok Trendline. Entre os opcionais disponíveis para todas as versões, destaque para o engate removível para reboque.
Versões
Com a chegada da série especial Dark Label (detalhes aqui), prevista para abril, a Amarok será oferecida em sete opções de configuração, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, tração 4x4 selecionável ou permanente, transmissão manual de seis marchas ou automática de oito marchas. Na versão S da picape - oferecida em configurações de cabine simples (com tração 4x4) e de cabine dupla (tração 4x4) - o motor TDI conta com um turbocompressor e tem potência de 140 cv, que surgem a 3.500 rpm. O torque é de 34,7 kgfm, disponível a partir de 1.600 rpm.
Nas versões SE, Trendline, Dark Label e Highline, o motor TDI tem dois turbos, o que eleva sua potência para 180 cv. O torque máximo é de 40,8 kgfm a 1.500 rpm, com o câmbio manual de 6 marchas. Com o câmbio automático de 8 marchas (recurso opcional para a versão Trendline e de série nas configurações Dark Label e Highline), o torque máximo é de 42,8 kgfm a 1.750 rpm.
Consumo e desempenho
O conjunto motriz da Amarok, formado pelo motor 2.0 biturbo de 180 cv associado à transmissão ZF automático de oito marchas permite acelerar as mais de 2 toneladas da pick-up de 0 a 100 Km/h em 11,4 segundos. A retomada de 60 a 100 km/h termina em 6,6 s. Parar também não é problema: de 80 Km/h e 0 em 26 metros. O vídeo a seguir mostra o funcionamento do bloqueio eletrônico do diferencial. Mesmo com tal nível de desempenho o consumo é contido: 9,1 km/l de diesel na cidade e 13,1 km/l na estrada.
Tração 4 Motion
Um dos grandes diferenciais técnicos da Amarok é o sistema de tração integral permanente 4Motion. Esse sistema não exige acoplamento de tração 4x4 ou mesmo reduzida, pois tudo é gerenciado eletronicamente. O resultado é um comportamento exemplar em curvas, sempre neutro e sem surpresas, mesmo em pavimentação ruim. O vídeo a seguir mostra o funcionamento do 4Motion.
Preços
Os preços oficiais da Amarok 2015 não foram divulgados, mas os valores atuais de R$ 134.910 para a Trendline e R$ 152.550 para a Highline devem ser mantidos. Fonte: CarBlog