A Volkswagen apresenta a nova geração do MPV compacto Touran - veículo que começa a ser vendido no continente europeu em setembro próximo. O VW Touran está mais longo e mais largo, com um visual mais moderno e elegante, que lembra o Golf Spotsvan - especialmente na dianteira. As linhas continuam, porém, conservadoras - marca registrada dos produtos da empresa.
Entretanto, um toque de dinamismo no estilo pode ser verificado na linha lateral, com uma ranhura correndo ao longo de sua linha de cintura. A grade cromada de três barras e faróis inclinados conseguem aumentar a sensação de largura e, portanto, robustez, enquanto detalhes cromados adornam muitas superfícies - dando sensação de maior sofisticação.
O Touran pode ser encomendado com cinco e sete lugares, enquanto o porta-malas, enorme, continua a ser líder no segmento. No interior há mais design Volkswagen e isso implica o eficiente e tradicional arranjo de comandos, e sua ergonomia exemplar. O interior é completamente novo, com possibilidade de incorporação de itens como display multifuncional no console centra de até 8 polegadas. Tal qual no Passat e no Sportsvan, desde o modelo de acesso há uma tela de 6,5 polegadas, com aplicativos e conexão à Internet.
O Touran vem de serie com o freio de estacionamento elétrico - um detalhe que libera espaço no console central entre os bancos e permite adicionar mais porta-objetos. Os interessados no modelo podem escolher entre as versões com cinco e sete lugares. A linha do meio terá três assentos totalmente independentes com ISOFIX. Eles podem deslizar ao longo de uma faixa de até 16 cm para ampliar o espaço para as pernas ou carga ou mesmo para a terceira fila. Os assentos exteriores na linha do meio pode ter, pela primeira vez, aquecimento.
A terceira fila de assentos opcionais aumenta a capacidade do Touran para sete passageiros. Ele tem dois assentos separados que, quando não em uso, pode ser escondida no chão, deixando uma superfície plana. A linha de assentos central e o banco do passageiro também podem ser dobrados, deixando uma área de carga generosa.
O Touran na configuração com cinco lugares possui um porta-malas com nada menos que 800 litros expansível até 1.040 litros se é usado até o teto. É a melhor marca do segmento. O equipamento de segurança é abrangente. Os motores são todos conhecidos, com destaque para o 2.0 TDI de 190 cv e o 1.8 TSI de 180 cv. Como nos modelos anteriores da Volkswagen, a lista de itens de série foi enriquecido consideravelmente. O modelo pode te piloto automático adaptativo, detector de ponto cego, e alerta de mudança de faixa involuntária, sensores de estacionamento, detector de fadiga, sistema de frenagem de emergência, freio automático após colisão, assistente estacionamento com melhorias significativas, suspensão adaptativa, porta-malas automático, acesso sem chave e partida, etc.
A oferta de motores a gasolina será formada pelo 1.2 TSI de 110 cv, 1.4 TSI de 150 cv e 1.8 TSI 180 cv. No caso das opções diesel há o 1.6 TDI De 110 cavalos e 2.0 TDI com 150 e 190 cv. Eles vêm sempre com sistema Stop & Start e transmissão manual de seis marchas, mas as versões à gasolina e a mais potente á diesel pode vir com o DSG. Este último pode ser solicitado em todos os motores, exceto no pequeno a gasolina de 110 cv. Atualmente Volkswagen não diz se, no futuro, haverá uma Touran 4Motion. Fonte: CarBlog