O mercado automotivo brasileiro experimentou uma ascensão em dezembro, com as vendas tendo aumentado 5,3% em relação ao mesmo período de 2013 em decorrência, principalmente, da corrida às lojas em busca dos últimos dias de carros com IPI parcialmente reduzidos.
De fato, desde o dia 1 de janeiro já estão valendo as novas alíquotas: subiram de 3% para 7% no caso de populares 1.0, de 9% para 11% para os acima de 1.0 flex, e de 10% para 13% para os carros com motores acima de 1.0 movidos exclusivamente a gasolina.
Entretanto, as promoções de IPI reduzido devem se prolongar até o fim do primeiro trimestre de 2015, visto que há uma grande quantidade de carros já faturados no estoque das concessionárias, e esses carros tiveram a incidência das alíquotas de IPI vigentes em 2014.
Segundo dados da Fenabrave, o estoque de carros novos do setor é suficiente para atender 42 dias da demanda, visto que há mais de 400 mil carros à espera de compradores. Sendo assim, apesar de algumas montadoras já terem reajustado suas tabelas, como Chevrolet e Citroen, carros com descontos poderão ser encontrados nas lojas por algum tempo ainda. Evidentemente, os modelos mais procurados tendem a acabar antes.
Além disso, algumas montadoras já embarcaram na campanha de IPI Reduzido por conta própria, como a Volkswagen, que está anunciando o up! com imposto menor e preço de nota Fiscal de fábrica. Fonte: CarBlog