A Volkswagen AG (Alemanha) começa a distribuir o Novo Passat 2015 às concessionárias europeias no começo do próximo ano, enquanto a chegada do modelo ao Brasil está planejada para o segundo semestre, segundo a revista Quatro Rodas. O Novo Passat 2015 chega totalmente reformulado, agora compartilhando a plataforma modular MQB com o Golf e Audi A3.
O Novo Passat 2015 mantém o mesmo comprimento do modelo anterior, mas está com um entre-eixos 7,9 cm maior, além de 1,2 cm mais largo e 1,4 cm mais alto. Como resultado, o que já era um dos carros mais elogiados em função do amplo espaço interno ficou com habitalidade ainda melhor nesta nova geração.
O porta-malas também cresceu e agora comporta 586 litros - sendo o maior da categoria, superando inclusive os 514 litros do Ford Fusion - seu potencial concorrente. O estilo está com um aspecto mais sofisticado, com muitos cromados, faróis e lanternas mais delgados e elegantes, assim como um novo capô mais baixo.
É no interior, porém, que estão as maiores inovações. A VW manteve o padrão geral conhecido do Passat, mas agora as saídas de ar agora estão em toda a extensão do painel. O aspecto que mais chama a atenção é o novo cluster de instrumentos totalmente digital, formado por um display grande configurável em múltiplos layouts.
Além disso, o Passat é o primeiro carro de categoria não premium a dispor de um head-up display - sistema que projeta informações do carro no campo de visão do motorista. O Passat 2015 também adota direção com assistência elétrica com desmultiplicação variável, ficando mais direta à medida que a velocidade aumenta - item já presente no Golf GTI.
Além disso, assim como no Golf conta com seleção de perfis de condução, que altera a respostas de direção, acelerador e transmissão mais proporcionar maior esportividade, economia ou conforto, conforme seleção do motorista. No Brasil o Passat 2015 deverá ser oferecido com o motor 2.0 Turbo TSI, que contém inovações como sistema de gestão ativa de cilindros (desativa 2 deles quando não há demanda por potência), associado com uma transmissão automática DSG de dupla embreagem de seis marchas.
Conclusão
O Novo Passat 2015 apresenta-se com um avanço considerável em relação a geração atual. O modelo atual não teve um grande sucesso no mercado brasileiro em função, sobretudo, do preço mais elevado em relação a concorrentes como o Fusion. Se com o modelo 2015 a Volkswagen adotar uma precificação competitiva, poderá se destacar entre os sedãs grandes.
Entretanto, como o Passat que chegará ao Brasil virá importado da Alemanha, e, portanto, com incidência de imposto de importação (II) da ordem de 35%, é pouco provável que haja surpresas positivas no preço do Novo Passat no Brasil. Fonte: CarBlog