A Ford do Brasil lança oficialmente o novo Ka, em versões hatch e sedã - carro que chega às concessionárias da marca em setembro, e com o qual a Ford pretende disputar a liderança de vendas no mercado de varejo (consumidores finais) para o segmento de veículos com motor 1.0.
O Novo KA Hatch, que por enquanto tem preços e itens definidos para o modelo 1.0, terá também, a partir de outubro, uma versão com o motor 1.5 Flex de 111 cavalos que equipa o New Fiesta S e SE 1.5, além do novo Ka+ (Sedan).
No caso do Novo KA Hatch, com motor 1.0, este oferecerá desde a versão de entrada itens como ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, rádio MyConnection com MyFord Dock, airbag duplo e freios ABS com EBD, com três anos de garantia. Na versão topo de linha, a SEL, o Novo KA contará com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e sistema de conectividade SYNC com um recurso inédito no Brasil: a assistência de emergência que faz uma chamada automática ao serviço público SAMU em caso de acidentes que acionam o airbag ou cortam o combustível, situações que ocorrem em situações mais graves.
O carro traz também o sistema AppLink para acesso a aplicativos por comandos de voz. Com ele, o motorista pode usar várias utilidades de serviço e entretenimento mantendo as mãos no voltante e os olhos na estrada. O motor 1.0 do Novo KA oferece potência de 85 cavalos com etanol e conta com avanços tecnológicos como duplo comando de válvulas variável tanto na admissão como no escapamento, com quatro válvulas por cilindro, sistema eletrônico de partida a frio "Ford Easy Start", sistema de arrefecimento em dois estágios, correia primária com funcionamento em óleo, taxa de compressão de 12:1 e coletor de escape integrado ao cabeçote.
A sua tecnologia eletrônica de partida a frio, desenvolvida para a aplicação flex, promove o aquecimento controlado do etanol em temperaturas inferiores a 18ºC e dispensa o tanquinho extra de gasolina. O arrefecimento de duplo estágio reduz o tempo de aquecimento para o motor atingir a temperatura ideal de trabalho, reduzindo ao mesmo tempo a viscosidade do óleo e o atrito. A correia lubrificada reduz o coeficiente de atrito e, além de ter funcionamento silencioso, dispensa manutenção.
No caso do câmbio, a Ford adotou o conceito de escalonamento amplo ("wide ratio") - que permite o aproveitamento da curva de torque otimizada do motor, garantindo bom desempenho desde baixas velocidades, bem como o conforto e a economia em velocidades de estrada. Ainda segundo a Ford, o sistema de ar-condicionado do novo KA tem capacidade de resfriamento da cabine em um tempo menor que o dos concorrentes - um aspecto relevante em regiões mais quentes do Brasil.
Em termos dimensionais, o Novo KA tem comprimento total de 3.886 mm, largura de 1.693 mm sem espelhos e distância entre-eixos de 2.489 mm - e a maior altura da categoria, de 1.525 mm, o que ajuda a explicar o espaço interno superior ao do New Fiesta. No interior há 21 porta-objetos que contemplam compartimento para celular, porta-copos e latas, tomada de força e entrada USB no console, além de uma rede multiuso do lado do passageiro. As portas têm espaço para acomodar duas garrafas (de 1 litro e 600 ml) e um guarda-chuva.
Há também um compartimento na lateral do painel que só pode ser acessado com a porta do motorista aberta, para guardar pequenos objetos de forma discreta. Há também porta-objetos nas laterais do banco traseiro e porta-revistas atrás dos bancos dianteiros. O porta-malas conta com abertura elétrica de série, comandada pelo controle remoto ou botão no painel e tem capacidade volumétrica de 257 litros, sendo que seu acabamento é de carpete, e possui ganchos laterais para prender sacolas.
Conectividade
A versão de entrada, SE, vem com rádio MyConnection, com conexão Bluetooth para celular, entrada USB e auxiliar e microfone posicionado no teto que permite qualidade de conversação, além do MyFord Dock - um compartimento para encaixe do celular ou GPS, que deixa o aparelho visível e integrado ao painel.
O Novo Ford Ka oferece ainda o sistema de conectividade SYNC da Ford, como opcional na versão SE e item de série na versão SEL. Ele tem rádio e MP3-player com Bluetooth, controles no volante e comandos de voz para celular e áudio, leitor de SMS, download automático da agenda de telefones e permite emparelhar até 10 telefones. Além disso, o Novo Ka conta com Assistência de Emergência SYNC, sistema que faz uma chamada automática para o serviço de emergência 192, o SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou do corte de combustível do veículo. O modelo conta também com SYNC AppLink, tecnologia que permite acessar aplicativos do celular por meio de comandos de voz. Fonte: CarBlog