A empresa norte-americana de buscas na Internet, o Google, está construindo carros que não têm volante de direção, pedal de acelerador e de freios, em mais um ambicioso passo de seu projeto de criar carros autônomos.
Os protótipos são dois carros pequenos movidos a eletricidade, com espaço para dois passageiros, que estão sendo construídos com parceiros do Google, disse o co-fundador da empresa, Sergey Brin, em uma conferência na Califórnia esta semana. O Google almeja construir até 200 desses carros no curto prazo e espera que os veículos estarão disponíveis em várias cidades em dois anos, ele disse.
O Google vem testando carros autônomos desde 2009, incorporando sensores laser e radares em carros de produção, como o Toyota Prius e Lexus RX - modelo SUV. Entretanto, enquanto esses veículos requerem um ser-humano sentado no banco do motorista para comandar as operações em certas situações, os novos modelos terão operação totalmente automática e autônoma.
Os carros sem motoristas estão limitados a uma velocidade máxima de 40 Km/h, mas o diretor do Google disse que não há nenhuma razão para os carros irem a uma velocidade de 160 Km/h ou até mais, uma vez que provaram ser seguros. Fonte: CarBlog