A sede da FCA - Fiat Chrysler Automobiles - empresa resultante da fusão entre a Fiat e a Chrysler será em Londres, Inglaterra, conforme anunciou seu CEO, Sergio Marchionne, na quinta feira. A mudança tem impactos sensíveis na Itália, casa da Fiat pelos últimos 115 anos. A Fiat atualmente tem sede em Turim, na Itália, enquanto a Chrysler está sediada em Auburn Hills, fora de Detroit.
Sindicatos e políticos na Itália têm se preocupado com potenciais cortes de emprego como resultado da mudança de sede, mas Marchionne tem dito repetidamente que a fusão não teria nenhum efeito sobre o nível de emprego na Itália ou em outros lugares.
Apesar da mudança para Londres, a Fiat manterá suas fábricas na Itália, com planos de expandir a produção de carros de luxo Maserati e Alfa Romeo em sua casa histórica. A escolha de Londres como sede faz sentido, por várias razões. Londres é uma capital financeira mundial tem uma localização central entre as duas principais operações da FCA, que são a Fiat e a Chrysler. Além disso, se mudasse a sede da Fiat para Detroit, os italianos iriam achar ruim, e se mudasse a da Chrysler para Turim, os americanos não gostariam.
As ações da companhia caíram quase 12 por cento na quarta-feira em face do ceticismo dos investidores em relação às ambiciosas metas traçadas por Marchionne para a empresa, que são de multiplicar as vendas, aumentar o lucro e reduzir a dívida, e ainda investir em ampliação de global de marcas lideradas por Jeep , Alfa Romeo e Maserati. Fonte: CarBlog