A Volkswagen do Brasil apresenta a linha 2015 do Gol, Voyage e Saveiro, sendo que a principal novidade é o novo motor 1.6l MSI de até 120 cv para o Gol Rallye e Saveiro Cross. Além disso, a transmissão automatizada i-Motion do Gol Rallye ganha novo software de gerenciamento eletrônico, otimizando as trocas de marcha.
O motor 1.6l MSI, da família EA211, que estreia no Gol Rallye e na Saveiro Cross, conta com até 120 cv (etanol). O motor motor 1.6l 8V, de até 104 cv (etanol), continua a equipar os demais modelos 1.6l. Com 1.598 cm³ de cilindrada e instalado em posição transversal no Gol Rallye e na Saveiro Cross, o novo motor 1.6l MSI utiliza o sistema de partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina.
Com a tecnologia Total Flex, ele é capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) à mesma rotação, com gasolina (E22). O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm. O novo motor 1.6l MSI possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. O cabeçote do novo motor 1.6l MSI possui comando de admissão variável e coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida.
Outra solução adotada no novo motor 1.6l MSI é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote - o sistema utiliza duas válvulas termostáticas.
Transmissão i-Motion de nova geração
Além do novo motor 1.6l MSI, o Gol Rallye 2015 conta ainda com a opção da transmissão automatizada I-Motion. Essa transmissão recebeu a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha ainda mais suaves e precisas. No momento da troca automática de marcha em D (Drive), em décimos de segundo, o sistema reduz gradativamente o torque do motor do veículo, que retorna assim que a próxima marcha é engatada. Essa característica proporciona maior conforto nas trocas de marcha em todas as condições de uso dos veículos.
Além das trocas de marcha de forma automática, a transmissão I-Motion do Gol Rallye 2015 ainda permite trocas manuais em modo sequencial, acionado por meio da manopla de câmbio ou por paddle shifts instalados atrás no volante multifuncional. Dessa forma, o motorista pode dirigir de forma mais esportiva, aproveitando toda a potência e o torque do novo motor 1.6l MSI.
A Saveiro Cross 2015 ainda conta com controle de estabilidade, o qual inclui controle de tração, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampa e ABS com modo off-road - o mesmo adotado na Amarok. Com a novidade, a Saveiro passa a ser a primeira picape compacta a contar com ESP (chamado de ESC pela VW).
Desempenho
Quando abastecido com etanol, o Gol Rallye com o novo motor 1.6l MSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e atinge velocidade máxima de 190 km/h. Com gasolina, são 9,9 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 184 km/h de velocidade máxima. Quando equipado com a transmissão automatizada I-Motion, o Gol Rallye acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos e atinge velocidade máxima de 190 km/h (etanol). Com gasolina, são 10,5 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 184 km/h de velocidade máxima, com a transmissão automatizada.
A Saveiro Cross, com o novo motor 1.6l MSI, por sua vez, acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos e atinge velocidade máxima de 182 km/h (com etanol). Com gasolina, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,4 segundos e a velocidade máxima é de 179 km/h. Fonte: CarBlog