O VW Golf vinha mantendo desde o início do mês uma liderança de vendas relativamente tranquila no segmento dos hatchs médios, com vendas diárias em torno de 110 unidades, contra 90 do Cruze e 50 do Focus.
Mas, então, o Novo Focus começou a desembarcar em grandes quantidades nas concessionárias e a reação do modelo norte-americano se iniciou: de uma média de 50 unidades/dia até o dia 11 de novembro pulou para 71 unidades/dia no dia 13 e chegou a 63 na segunda feira, enquanto o Golf despencou de 109 unidades/dia para 66, e o Cruze, já superado pelo Focus, viu suas vendas definharem de 90 unidades/dia para 52 no último dia 18. O gráfico abaixo mostra o comportamento das vendas diárias.
No acumulado do mês, porém, o Golf ainda mantém uma liderança, tendo vendido 1.159 unidades até o dia 18, contra 898 do Cruze e 616 do Focus, conforme pode ser visto no gráfico a seguir. O diferencial de vendas do Golf sobre o Focus dá sinais de estabilização, mas mantém a dinâmica em relação ao Cruze. Até o dia 17, o Golf tinha uma frente de 543 carros para o Focus e de 261 unidades para o Cruze.
Essa diferença aberta pelo Golf no começo do mês deve permitir ao modelo alemão figurar, no fechamento de novembro, como o líder do segmento de hatchs médios. Entretanto, em dezembro, mantida a dinâmica atual, o Focus deve voltar à liderança do segmento já na primeira quinzena.
A questão que fica para ser respondida é se a Volkswagen vai conseguir manter um fluxo de abastecido do seu hatch médio para manter a segunda colocação, à frente do Cruze. Fonte: CarBlog
Querendo comprar um Ford Focus? Clique aqui e confira algumas ofertas especiais da Ford que separamos para você.