Um, dois, três... até seis anos! Hoje, algumas marcas estão esticando cada vez mais as garantias de seus produtos para atrair o consumidor, sempre condicionando o serviço com as revisões feitas nas concessionárias. Depois que essa cobertura termina, vale a pena prolongá-la? Fizemos uma lista de cinco perguntas que você deve fazer antes de estender a garantia de fábrica oferecido ao seu automóvel :
1. Posso contratar a qualquer momento?
Durante a vigência da garantia de fábrica o carro pode ser incluído em um novo contrato de garantia.
2. Existe algum elemento que não está garantido?
Por excelência, carroceria, pintura e, em geral, elementos comuns de manutenção que sofrem desgaste progressivo com o uso, como os discos de embreagem, são excluídos dessa cobertura.
3. Posso realizar uma garantia somente sobre o motor ou o interior do meu carro?
No Brasil não há marcas que façam garantias prolongadas apenas de determinadas partes do veículo. Fique esperto com isso!
4. Qual a responsabilidade que tenho para manter a garantia vigente depois de estender o prazo?
É preciso manter em dias as revisões periódicas. Se o carro for modificado, o fabricante também pode se recusar a cobrir avarias.
5. A garantia cobre o transporte em caso de pane?
Cobre se estiver firmado no contrato. Hoje as marcas, em parceria com as concessionárias, oferecem o serviço. Apesar da maioria das pessoas utilizar o guincho do próprio seguro.
E não esqueça...
Antes de fechar qualquer contrato é importante se informar de cada detalhe, sem pressa e sem deixar que o vendedor lhe enrole. É sempre bom prestar atenção às minúcias que estão no fim dos contratos para não ter surpresas quando precisar do serviço. E colocar na ponta do lápis para ver se vale a pena estender a garantia, pois apesar de oferecer mais segurança, os serviços realizados na autorizada sempre são bem mais caros. Fonte: Carroonline