De acordo com o resultado de uma pesquisa divulgada pelo Detran de São Paulo, uma em cada quatro (26,7%) pessoas que saem nas noites em São Paulo consomem bebida alcoólica e em seguida dirigem. A situação se agrava ainda mais quando 47,7% dos entrevistados afirmam ter bebido pouco e que isso não os impossibilita de dirigir.
"Essa falta de percepção de risco pessoal é preocupante, pois existe uma clara associação entre o álcool e o número de acidentes e mortes no trânsito. As pessoas precisam se conscientizar de que beber e dirigir representa um dano para toda a sociedade", relata Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran de SP.
Outros 34,1% dos entrevistados justificam o fato de beber e dirigir por morar próximo ao local em que frequentam, além de 69,7% confirmarem não ter opção. Por estes e outros motivos aproximadamente 30% dos acidentes de trânsito em São Paulo estão relacionados ao consumo de bebida alcoólica.
Obs: A pesquisa foi elaborada com apoio da Assessoria de Inovação em Governo da Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, onde 640 pessoas foram entrevistas.