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Porsche Cayman S

Veículo evolui na 2ª geração

Fonte: Carroonline
Renovação incluiu detalhes externos, câmbio PDK e motor com 320 cv

Guiar um Porsche é sempre uma honra. Mas, sinceramente, tente fazê-lo por caminhos onde você possa entender o espírito de um carro assim. O Cayman (versão cupê do Boxster) é a porta de entrada para esses fabulosos carros de Stuttgart, mas nem por isso dá menos prazer do que guiar um 911, por exemplo. É questão de percepção, de entender a mensagem que o carro passa. Na versão S, ele pode tanto transformar um piloto em um motorista comum que se diverte em uma ou outra curva, como fazer um pobre "mortal" atacar todas as curvas como se as zebras fizessem parte do cotidiano urbano.

A renovação da linha 2009/2010 foi um passo natural na evolução do carro. Na frente as mudanças estão nos faróis, que ganharam canhão duplo em vez do sistema de facho único, no para-choque com entradas de ar mais agressivas e pelos leds (luzes de segurança) que se posicionam ao lado dos faróis de neblina. Na traseira, as lanternas foram remodeladas e perderam o estilo "retinho". Tais pinceladas foram dadas só para que você reconheça a atualidade desse carro nas ruas. O melhor ainda está por vir.

Conjunto Motriz
Sob o capô... Bem, não há nada. O motor do Cayman é posicionado entre os eixos, quase centralmente, em uma posição chamada de central-traseira. A configuração é a mesma do antecessor, aspirado e com seis cilindros contrapostos que totalizam 3 386 cm³. A diferença está nas grandezas. Agora, ele desenvolve 320 cv a 7 200 rpm e 37,8 mkgf a 4 500 rpm, são 25 cv e 3,1 mkgf a mais que o antecessor, ganhos com o aumento da elasticidade do propulsor em 950 rpm. Usando da mesma tática de aumento do limite máximo de giros, na versão literalmente de entrada - sem o "S" - o coração passou de 2.7 para 2.9 litros e possui 20 cv extras, além de 2,8 mkgf a mais (265 cv e 30,6 mkgf).

Para movimentá-lo com mais volúpia, a Porsche resgatou do passado o câmbio PDK (Porsche-Doppelkuplungsgetriebe), mais precisamente de 1982, quando a transmissão equipada com dupla embreagem estreou nos Porsche 956 em provas européias de longa distância. Dotado de 7 marchas, ele funciona, como o nome diz, com duas embreagens, uma cuida das marchas pares mais a ré, outra das ímpares. Assim, quando a 4ª marcha está sendo usada, a 5ª marcha já está engatada, por exemplo. O que confere mais suavidade na trocas e rapidez no ganho de velocidade. No entanto, tal conjunto é 20 kg mais pesado que o que compõe a transmissão manual, mas ainda é mais leve que o já ultrapassado - quem diria? - Tiptronic de 6 marchas.

Por dentro
Na hora de adentrar ao seu habitáculo, você até se espanta: "como é que um Porsche, por dentro, não tem cockpit de carro de corrida?". Como é um modelo "para todos os gostos", como enfatizou Jan Roth, chefe de engenharia responsável pelo Cayman, ele não pode dificultar a entrada dos dois ocupantes nem abusar de ser espartano. Mas para os padrões "normais" ele é mais desconfortável do que qualquer sedã médio que você conheça. Só que não tem nada de claustrofóbico ou despojado demais. 

Por isso, os bancos até que são confotáveis, mesmo providos de um desenho esportivo. Eles não têm grandes abas laterais para "agarrar" o condutor nas pernas nem nas costelas, mas se você for dirigir com uma carteira no bolso, por exemplo, vai sentir um incômodo. O volante não é muito pequeno e de esportividade só tem a base achatada e as borboletas, camufladas na posição de "pegada" dos dedões. Seu painel tem grafismos simples, mas o carro conta com ar-condicionado digital, sistema de entretenimento e seis alto-falantes da marca Bose.

Pé embaixo
Pronto para guiar? Então coloque a chave na ignição ao seu lado esquerdo, como referência aos carros de corrida de tempos atrás, e ouça um rugido que o fará não acreditar na performance dele. Se você quiser sair forte, basta pisarS



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