A Volkswagen criou a primeira versão esportiva do Golf há 37 anos, tendo se configurado em um sucesso de vendas para muitos públicos, afinal é um carro que leva cinco passageiros, tem bom porta-malas, custo de manutenção relativamente baixo (em função de seu desempenho) e sempre foi rápido - o mais rápido de sua classe.
Entretanto, o brilho do Golf GTI veio sendo diminuído ao longo das gerações, deixando a impressão que a VW fazia uma versão GTI do Golf por obrigação. Entretanto, o GTI de sétima geração traz a mágica original do carro de volta, começando pelo fato de que a montadora levou para o desenvolvimento do carro o mesmo projetista que criou o Porsche GT3 RS.
O resultado é um carro que pode acompanhar qualquer coisa na estrada, de forma discreta e sem exibicionismos. O escapamento e o motor não trazem "ruídos empolgantes", mas o GTI acelera e faz curva como nenhum outro carro de sua categoria. É um carro perfeito para andar rápido em estradas boas, e ainda por cima é econômico.
Segundo a revista Quatro Rodas, o Golf GTI chega ao Brasil custando R$ 95.000 reais - número bastante otimista, visto que um Audi A3 Sportback 1.4 de 122 cv, que vem importado do mesmo país, e usa a mesma plataforma, é vendido no Brasil a este preço. Caso de confirme, porém, será uma ótima notícia.
O conjunto mecânico do GTI é formado por um motor TSI 2.0 de 220 cavalos @ 4.500 RPM e torque máximo de 35,7 Kgfm @ 1.500 RPM. Esse propulsor está associado sempre com uma transmissão automatizada DSG de seis marchas (uma a menos que a do Golf Highline) com embreagens banhadas em óleo. Empurrando um carro de 1.217 Kg, o resultado em termos de desempenho e consumo impressiona:
Desempenho - Golf 2.0 GTI 2014
Aceleração de 0 a 100 Km/h: 6,7 s
Retomada de 80 a 120 Km/h: 4 segundos
Velocidade máxima: 244 Km/h
Consumo de gasolina
Ciclo urbano (cidade): 10,5 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 15,4 Km/l
Freios
Na hora de frear, o GTI 2014 conta com um sistema de freios à disco nas quatro rodas, ventilados na dianteira, com 312 mm de diâmetro, e sólidos na traseira, de 300 mm de diâmetro (em termos comparativos, os discos do Highline são de 288mm e 272 mm, respectivamente).
Suspensão, rodas e pneus
O Golf GTI 2014 vem de série com rodas de 17" montadas em pneus 225/45. A suspensão é McPherson na dianteira, e multilink na traseira.
Versões
O Golf GTi 2014 será vendido em três versões de acabamento, com os seguintes itens de série.
Golf GTi 2014 Standard: ar-condicionado dual-zone, tela sensível ao toque de 5,8" polegadas, bancos esportivos com revestimento em tecido com estampa quadriculada, direção e freio de estacionamento com assistência elétrica, 7 airbags, ABS, ESP, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e de chuva, sistema Star-Stop.
Golf GTi 2014 Exclusive: todos os itens da versão Standard, e acrescenta abertura do carro por sistema presencial, GPS, acionamento do motor por botão, bancos com revestimento em couro com aquecimento, sistema de iluminação diurno por LED´s.
Golf GTi 2014 Premium: todos os itens de versão Exclusive e acrescenta bancos com ajustes elétricos, sistema de entretenimento com tela de 8 polegadas, detector de fadiga ao volante e sistema Pro-Active.
Opcionais
Opcionais livres - que podem ser aplicados a qualquer uma das versões - são: teto-solar panorâmico e sistema Park Assist 2.0 (estacionamento automático).
Seguro
Um ponto que sempre preocupa interessados no Golf GTI é o preço do seguro. O modelo 2014, apesar de contar com inúmeros itens de segurança, ainda apresenta um valor relativamente elevado: R$ 6.212 reais. Em termos comparativos, um BMW 125iM, que tem preço de R$ 162.750 reais, tem seguro R$ 5.763,00.
Conclusão
O Golf GTI 2014 é um carro que honra a sigla GTI em um Volkswagen. Trata-se de um dos mais competentes carros esportivos que se vendeu no Brasil. Se o preço, mesmo na versão básica, partir de algo abaixo de R$ 100 mil reais (R$ 97.402 reais, segundo a revista Carro), prenuncia-se longas filas de espera pelo carro nas lojas da marca.
Procurando Volkswagen Golf? Clique aqui e confira algumas ofertas especiais da volkswagen que separamos para você.