Fonte: CarBlog
O Novo Ford Focus 2014 começa a ser produzido na fábrica da Ford em Pacheco, Argentina, neste mês de maio, e o seu lançamento oficial será no Salão do Automóvel de Buenos Aires, que ocorre entre os dias 20 e 30 de junho. Consta que já saíram da planta platina cerca de 30 modelos pré-série, destinados aos testes finais de homologação do carro junto às autoridades.
Já no mês de julho começam a chegar ao Brasil as primeiras unidades do carro, com previsão de disponibilidade comercial no mercado brasileiro para agosto, nas duas versões de carroceria: hatch e sedã.
No Brasil o Focus seguirá a nomenclatura de versões do Fiesta e será vendido em versões S, SE e Titanium (topo de linha), sendo que, no momento, a versão esportiva ST está descartada. Entretanto, o Brasil deve receber uma versão com o motor 1.6 EcoBoost Turbo com 180 cavalos.
O Ford Focus Titanium, modelo top, contará com uma extensa lista de itens de série, que incluirá sistema multimídia MyFord Touch (o mesmo do Fusion e Edge) e Park Assist - que executa manobras de estacionamento em balizas automaticamente, sem intervenção do motorista - item que tem bastante apelo de vendas. Completa a lista itens como controle de estabilidade, controle de tração e um pacote de segurança que contém seis air-bags.
O Focus Titanium contará com sistema de partida por meio de botão Start/Stop, ar-condicionado digital dual-zone e sensores de estacionamento. Entretanto, o modelo mais simples, o S, também contará com rodas de liga-leve, ar-condicionado e direção com assistência elétrica.
Focus brasileiro / argentino
O Focus que será vendido no Brasil guarda algumas diferenças em relação ao modelo norte-americano, com vantagens, neste caso, para o carro argentino, visto que na América do Sul o Focus é posicionado como carro de luxo, enquanto que nos EUA, ele é veículo de entrada, destinado ao público jovem.
Assim, o modelo brasileiro terá repetidores de seta nos retrovisores, e os faróis terão lente translúcida com máscara cromada, adornada, na parte superior, por um filete de LED´s.
Mecânica
O novo Focus que será vendido no Brasil será oferecido com duas opções de motores, incialmente: o Sigma 1.6 de 130 cavalos presente no Fiesta, e o 2.0, em ambos os casos, Flex, que estarão associados com uma caixa de transmissão manual de cinco velocidades, ou automática de seis marchas Powershift (o mesmo câmbio que equipa o Fiesta Titanium e a EcoSport).
A suspensão manterá o esquema multilink na traseira e subchassi na dianteira, que, associado com o sistema eletrônico de distribuição de torque, torna o Focus um caro bastante elogiado por seu comportamento em curvas.
Dimensões
O novo Ford Focus apresenta um comprimento de 4.36 metros. Isso significa que ele é 15 cm menor que o Cruze Hatch, e 14 cm maior que o VW Golf 7 - carro que tem estréia marcada no Brasil também em 2013. O espaço interno é bastante adequado ao carro, mas o porta-malas teve sua capacidade volumétrica reduzida de 395 litros para 363 litros.
Tecnologia
O Ford Focus 2014 contará com o sistema HMI (Human Machine Interface), que oferece dois comandos no volante que acionam duas telas de LCD - uma no cluster de instrumentos e outra no console central.
Acabamento
A Ford pretende deixar para trás a má impressão causada pelo interior do Focus atual, e, para isso, colocará revestimento emborrachado em várias partes do interior, como nos plásticos que revestem portas e painel. Além disso, haverá muitos adereços em aço inoxidável, garantindo um requinte adicional ao interior.
Preços
Os valores ainda estão longe de serem definidos, mas as especulações mais recentes apontam que o Ford Focus teria uma tabela de preços que partiria de R$ 54 mil para o Focus S com câmbio manual e chegaria até R$ 75 mil para o modelo Titanium Automático - valores que, se confirmados, o colocarão em uma ótima posição frente a seus rivais diretos - Corolla e Civic, especialmente.
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