Fonte: CarBlog
Há um tempo atrás publicamos a informação de que o motor 1.6 do VW Voyage receberia um cabeçote de 16 válvulas - o que faria sua potência subir para 120 cavalos quando abastecido com etanol. E é exatamente esse motor que irá equipar o Novo Santana 2014, flex, que entrega potência de 115 cavalos quando abastecido com gasolina, estando associado com uma caixa de transmissão manual de cinco velocidades, ou automática de seis.
O carro deve ser lançado ainda este ano, para substituir o Polo Sedan, de modo a dotar a Volkswagen de um modelo em melhor condição de enfrentar os novos sedãs compactos do mercado, como Chevrolet Cobalt e Prisma, além de Hyundai HB20S e o Novo Renault Logan, e posicionando-se na faixa de mercado acima do Voyage a abaixo do Jetta, graças a um comprimento de 4,47 metros e uma distância entre-eixos de 2,60 m, com porta-malas de 480 litros.
O Novo Santana adota uma plataforma derivada do Skoda Rapid/Seat Toledo, com algumas alterações, com o interior e a parte externa guardando muitas semelhanças com essa dupla de sedãs de baixo custo romeno-espanhola, configurando-se em um modelo destinado a mercados emergentes, e sem previsão de lançamento nos mercados mais evoluídos, como Alemanha e EUA.
O modelo brasileiro deve seguir a atual configuração de acabamentos da VW, sendo que o modelo topo de linha com a denominação Highline, e uma ou duas versões mais baratas.
Os preços ainda estão longe de ter uma sinalização oficial, mas não errará feio que apostar em valores na casa dos R$ 45.000 reais para a versão de entrada, que já contará com ar-condicionado, direção hidráulica, freios ABS e duplo airbag frontal.