Fonte: Notícias Automotivas
A Volkswagen divulgou mais detalhes do híbrido diesel XL1, um cupê conceitual que ganhará produção limitada nos próximos anos. O modelo tem como destaque um nível de consumo excelente e baixíssima emissão de poluentes. Graças ao perfil aerodinâmico e à propulsão híbrida, ele consegue consumo médio de 111,1 km/litro e emissão de apenas 21 g/km de CO2. Ele utiliza um pequeno bloco diesel de dois cilindros com 800 cm3 e 47 cv, trabalhando em conjunto com um elétrico de 27 cv e baterias de lítio de 5,5 kWh.
O Volkswagen XL1 tem coeficiente aerodinâmico de apenas 0,189 e pesa somente 795 kg. Com 3,88 m de comprimento, 1,66 de largura e 2,22 de entre eixos, o cupê só pode levar duas pessoas mais bagagem. A carroceria é feita de fibra de carbono e com isso ele pode ir de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos e atingir máxima de 160 km/h.
Com foco principal na eficiência energética, o Volkswagen XL1 suspensão rebaixada, freios de cerâmica e braços de suspensão em fibra de carbono com plástico reforçado. Assim, ele pode rodar 50 km no modo elétrico e 500 km no modo híbrido. O tanque tem apenas 10 litros. A montadora vai produzir 50 exemplares inicialmente e depois uma série limitada por ano.