Fonte: Carro online
Cresceu em relação a abril, mas ficou aquém de 2011
As vendas de automóveis e comerciais leves durante o mês de maio sofreram queda de 8,6% em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com o balanço divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), nesta terça-feira (5), 274,5 mil automóveis e comerciais leves no mês passado, volume que representa evolução positiva de 12,1% em relação ao mês de abril. E grande parte desse desempenho se deve à medidas de incentivo ao consumo anunciadas pelo governo federal no mês passado e que tem como principal lastro, a redução das alíquotas dos Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) e Operações Financeiras (IOF). No acumulado do ano, o mercado nacional anota 1.291.913 veículos emplacados. De janeiro a maio, o país registra uma queda de 4,3% em relação ao mesmo período de 2011, quando 1.350.987 automóveis e comerciais leves foram vendidos.
GM empata com a VW no ranking
A Fiat segue na liderança do ranking das fabricantes com 21,6% de participação no mercado de automóveis e comerciais leves. A surpresa, no entanto, ficou por conta da General Motors que, praticamente, empatou com a Volkswagen, com 19,9% e 19,8% de participações respectivamente. Um dos motivos para a evolução da GM é a recente renovação de seu portifólio de produtos. Em quarto lugar na lista permanece a Ford, com 8,8%, seguido pela francesa Renault, com 6,3%.
Na sequencia aparecem Honda (3,9%), Nissan (3,2%), Toyota (3%), Hyundai (2,7%) e Peugeot (1,9%). Mas é no acumulado de janeiro a maio que o posicionamento das marcas aparecem distintos. A Fiat mantém a liderança, com 22,2%, seguido de perto pela VW, com 20,6%. A GM fica um pouco mais atrás, com 18%, com a Ford com quase nove pontos percentuais atrás (9,3%). A fila traz a Renault (6,7%), Nissan (3,4%), Honda (3,3%), Hyundai (2,8%), Toyota (2,7%) e Citroën (2%)