Fonte: Carro online
A Toyota do Brasil acaba de promover uma mexida na gama Hilux. Entre as novidades, estão o novo motor a diesel D-4D, menos poluente e apto a atender às novas normas de emissões Proconve L6 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores). O pacotão de novidades inclui ainda uma nova transmissão automática, a substituição de algumas versões e oferta de navegador GPS de série nos modelos topo de linha. Vale lembrar que o mercado de picapes nacional está passando por um período de grande renovação. Além da chegada da nova geração da Chevrolet S-10, no início do ano, e da versão automática da Volkswagen Amarok, a próxima estreia é a Ford Ranger, que passou por uma reformulação ampla, geral e irrestrita.
O novo motor D-4D 3.0 litros 16V é a principal novidade. Ele chega para ocupar o lugar do bloco 2.5 l D4D de 102 cv, que equipava as opções de entrada da Hilux. De acordo com a Toyota, o novo D-4D conta com turbo de geometria variável (TGV), intercooler e injeção direta do tipo common rail. Ele é capaz de gerar 171 cavalos de potência, a 3.600 rpm, e torque máximo de 36,7 mkgf, entre 1.400 rpm e 3.200 giros, com transmissão automática. A fabricante afirma ainda que o novo motor conta com um sistema que ajusta a injeção eletronicamente, melhorando a queima do combustível e, consequentemente, a emissão de gases. Esta tecnologia regula automaticamente a quantidade de diesel e o momento da injeção na câmara de combustão. Sensores instalados nos bicos injetores informam a central de gerenciamento do motor sobre a pressão ideal de injeção.
A nova transmissão automática, de cinco marchas, por sua vez, vem com Sistema de Inteligência Artificial. Ela otimiza a atuação da transmissão, acionando a marcha mais adequada levando-se em conta a forma como o veículo é conduzido de acordo com vários parâmetros, entre eles, a posição do acelerador, a velocidade do veículo, a rotação do motor, a inclinação do piso e a atuação dos freios.
A gama Hilux também passa a contar com a versão intermediária SR 4x4 cabine dupla, com câmbio automático. Agora, ao todo, são nove opções com motor a diesel (veja a nova tabela de preços acima). A picape ainda é oferecida com motor 2.7 VVT-i Flex, nas versões SRV 4x4 e SR 4x2, ambas com câmbio automático. O jipão SW4 também ganhou uma nova versão, para cinco ocupantes. Trata-se da SR 4x4, a diesel e automática. Neste caso, a gama passa a ter cinco versões. Já o navegador GPS é exclusividade para as versões topo de linha SRV e SRV TOP. Ele vem integrado à central multimídia dos utilitários e conta com tela de 6,1 polegadas touchscreen, câmera de ré e conexão Bluetooth, USB e sistema de som compatível com iPhone e iPod.