Fonte: Carro online
SUV agora tem motor 2.0 bicombustível com 178 cv
A Kia Motors do Brasil apresentou nesta-terça-feira, 7, em São Paulo, o Sportage Flex, terceiro modelo da marca sul-coreana a ser equipado com o motor bicombustível. Com a chegada do Sportage Flex, a versão a gasolina deixou de ser importada para o Brasil. Seu motor permanece o mesmo 2,0 litros, DOHC, 16 válvulas e com bloco de alumínio.
Porém, ele evolui internamente e recebeu uma nova nomenclatura.Produzido na fábrica do Grupo Hyundai/Kia na Coréia do Sul, o antigo motor Teta deu lugar ao Nu. Trata-se de um motor mais leve e também mais resistente. Em relação à antiga motorização, para funcionar com o etanol o motor flex recebeu novos componentes internos como anéis e pistões revestidos anticorrosão e também um comando de válvulas dual CVVT. Ou seja, o tempo de abertura do comando de válvulas que antes era feito durante a admissão passou a ser feito também pelo coletor de escape. Tais alterações resultaram em ganho de potência e torque.
Quando abastecido com etanol ele gera 178 cv de potência a 6 200 rpm e 21,4 mkgf a 4 700 rpm. Se abastecido com gasolina ele gera 169 cv de potência a 6 200 rpm e 20 mkgf de torque a 4 700 rpm. A versão anteriormente comercializada, somente a gasolina, tinha 166 cv a 6 200 rpm e 20,1 mkgf de torque a 4 600 rpm. Quanto ao consumo... Bem. A Kia não informou nenhum dado relacionado ao consumo de combustível. Entretanto, durante um percurso com aproximadamente de 132 km em uso misto cidade/estrada, com o ar condicionado ligado, a média foi cerca de 8,1 km/ litro.
Junto com o motor bicombustível, que segundo nos disse Ary Jorge Ribeiro, diretor de vendas da Kia Motors do Brasil, valoriza ainda mais o SUV na hora da sua revenda, agora todo Sportage vem equipado de série com rodas de liga leve de 18 polegadas e direção elétrica progressiva. Completa o pacote de novidades do Sportage Flex a transmissão manual de seis marchas e lanternas com iluminação feita por LED.
Para se manter competitiva frente aos seus principais concorrentes, a Kia negociou seus preços e aplicou um aumento de cerca 6% ao novo modelo em relação à versão anterior, já considerando o aumento do IPI. Com isso, o preço sugerido do Sportage Flex ficou composto da seguinte forma: a versão de entrada do Kia Sportage [cód. P.525], com câmbio manual, ar-condicionado manual, chave tipo Keyless, travamento de porta e abertura do porta-malas à distância, freio de estacionamento com acionamento por pedal, iluminação do porta-malas, rádio CD/MP3 com controle no volante, entrada de áudio auxiliar e USB no console central, sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters, sistema imobilizador de ignição, tampa do compartimento de bagagem, travamento elétrico central das portas e porta-malas, vidros elétricos nas quatro portas com função One Touch Down para o motorista e volante com regulagem de altura, custa R$ 90, 900.
Com essa configuração e mais a transmissão automática de seis velocidades, com opção de trocas sequenciais e auto-adaptativo e indicador de marchas no conjunto de mostradores, [cód. P.575], o Sportage custa R$ 95.400.
As versões topo de linha, códigos P.586, que trazem, além dos itens mencionados anteriormente, ar-condicionado digital com controle independente frontal Dual Zone, banco do motorista com ajuste elétrico, botão Start/Stop para partida do motor por reconhecimento da chave Smart Key, computador de bordo integrado ao conjunto de mostradores, câmera de ré com visor LCD de 3,5'' no espelho retrovisor interno, espelho retrovisor interno com antiofuscamento automáticoeletrocrômico, piloto automático com controles no volante, áudio com cabo para iPod, revestimento de couro nos bancos, volante, alavanca de câmbio e painéis laterais das portas, spoiler traseiro e luz diurna de navegação em LED, ao preço de R$ 109 300; e P.587, que contempla também teto solar elétrico duplo panorâmico One Touch Down com sistema antiesmagamento e airbags laterais e de cortina, por R$ 114 600. Já a versão com tração 4x4 Full Time [cód. P.685] custará R$ 113 400.