Venda de veículos cresce em janeiro
Voltando ao normal
Fonte: Carroonline
Queda nos emplacamentos de comerciais leves impediu resultado melhor
Uma certa sensação de alívio pairava sobre a sede da Fenabrave, em São Paulo. A associação das concessionárias de veículos comemorava timidamente um leve aumento nas vendas em janeiro em comparação a dezembro - foram apenas 3,16% -, mas deixava claro que a melhora teve influência não só do IPI mais baixo como também de um problema com a emissão notas fiscais que acabou transferindo muitos emplacamentos de 2008 para este ano.
Os automóveis puxaram o índice para cima: foram 158 255 emplacamentos, 5,1% a mais que em dezembro, mas os comerciais leves compensaram esse crescimento com uma queda 5,63%. "É um sinal claro de desaceleração da economia", disse o presidente da Fenabrave, Sérgio Reze. Segundo ele, a queda nas vendas de caminhões e utilitários é reflexo da paralisação da indústria. "Cedo ou tarde essa situação vai se refletir nos veículos de passeio caso o governo não tome nenhuma medida", completou.
Dificuldade de financiar
Reze também explicou como está o clima nas concessionárias: "tudo se resume a um problema de cadastro ou de disposição de gastar. Crédito não falta", analisou o empresário. De fato, segundo nos comentou um executivo do setor, os bancos estariam dificultando demais o acesso aos financiamentos e retendo boa parte dos recursos que o governo havia liberado para manter o setor ativo.
Como é praxe, também a associação evita fazer previsões sobre como será 2009. "Apenas em abril poderemos dizer com mais clareza como o mercado se comportará", concluiu Reze.
Fiat é líder
Apesar de toda disposição da Volkswagen, a Fiat saiu na frente no ranking 2009. O fabricante de Betim vendeu 43 300 unidades contra 41 000 da Volks. A Toyota começou mal o ano com apenas 4 769 emplacamentos, o que lhe deu o 9º lugar no ranking. Outra japonesa se saiu melhor: a Suzuki já é 19ª marca mais vendida do país.
Entre os veículos, o Gol terminou janeiro com 17 876 vendas, seguido do Mille (11 697), Corsa Sedan (10 836) e Palio (10 766). Um dos destaques do mês foi Bora, o sedã da VW que ficou em 3º lugar entre os sedãs médios, à frente até de Vectra e C4 Pallas.
Clique aqui, curta a fanpage do INFOCARRO no Facebook e fique por dentro das principais notícias automotivas.
Siga o INFOCARRO no TWITTER:
@INFOCARRO