Fonte: Carro online
Próxima geração do sedã será fabricada na unidade de Sumaré, em São Paulo
A Honda fez suspense, mas não revelou por inteiro a nova geração do Civic no Salão de Detroit, que abriu suas portas à imprensa nesta segunda-feira (10) - o público será recebido a partir do dia 15. Em vez de mostrar o carro em suas linhas finais, a fabricante japonesa exibiu um protótipo muito próximo ao modelo que será vendido neste ano nos Estados Unidos e em meados de 2012 no Brasil.
Sem romper totalmente com as linhas do carro que liderou o segmento dos sedãs médios durante alguns anos no Brasil (desde 2009 o arquirrival Toyota Corolla ocupa esta posição), a Honda foi conservadora. A frente mudou pouco e chega a lembrar o Kia Cerato, enquanto a traseira, que recebeu as maiores modificações, remete ao Accord, "irmão" maior do Civic.
Na lateral, as linhas parecem praticamente as mesmas. Na apresentação à imprensa, a Honda revelou apenas um "sketch" (desenho) do que será o painel do Civic: como no exterior, as linhas principais foram mantidas. O painel continua com dois níveis e velocímetro digital. A imagem, contudo, não foi disponibilizada pela montadora.
Controle de estabilidade e Eco Assist
Junto ao Civic de 4 portas, a Honda apresentou também o conceito do Si, que nos Estados Unidos é oferecido em carroceria cupê de 2 portas (se ele continuar a ser vendido no Brasil, será como sedã). A gama para o mercado norte-americano será composta por duas versões Si, duas opções a gasolina (sedã e cupê), uma movida a gás natural e outra híbrida.
Por lá, todos os modelos serão equipados com VSA (Vehicle Stability Assist, ou controle de estabilidade do veículo) e alguns terão o dispositivo Eco Assist, que é capaz de alterar alguns parâmetros de funcionamento do carro para poupar combustível.