Fonte: Carroonline
Opções inéditas na linha têm preços iniciais de R$ 44.190 e R$ 46.250; 1.4 continua por R$ 39.290
A Fiat do Brasil tem novidades para a linha 2011 do Punto. A partir deste mês, o modelo passa a contar com mais uma versão de acabamento - Essence - e outras duas opções de motores E.torQ, desenvolvidos e produzidos pela FPT Powertrain Technologies, empresa de propriedade do Grupo Fiat sediada em Campo Largo (PR). Tratam-se dos novos blocos 1.6 16V (117 cv) e 1.8 16V (132 cv), ambos flex. Além dos propulsores, outra novidade é o câmbio automatizado Dualogic de 5 marchas, opcional nas versões Essence e Sporting.
Com preços já definidos, a tabela para o modelo Essence 1.6 parte de R$ 44.190. O hatch traz de série ar-condicionado, direção hidráulica, volante com regulagem de altura e profundidade, faróis de neblina e computador de bordo com 10 funções. Já o Punto Essence 1.8, com câmbio manual de 5 marchas, parte de R$ 46.250. A versão com câmbio Dualogic começa em R$ 48.780.
O catálogo ainda inclui as versões Sporting 1.8, disponível a partir de R$ 51.200, e Sporting 1.8 Dualogic, que tem preço sugerido de R$ 53.730. As versões de caráter mais esportivo vêm equipadas de fábrica com rodas de liga leve aro 16", airbag duplo frontal, volante revestido de couro com comando de áudio e MP3 player e chave canivete. A versão da linha Sporting com transmissão automatizada ainda passa a contar de série com controlador eletrônico de velocidade de cruzeiro (Cruise Control).
De acordo com a fabricante, o motor E.torQ 1.6 16V abastecido totalmente com etanol gera 117 cv a 5.500 rpm e 16,8 kgfm de torque a 4.500 rpm. Com gasolina, o desempenho do mesmo bloco cai para 115 cv e 16,2 kgfm de torque, nas mesmas faixas de rotação. Já o novo propulsor 1.8, segundo a Fiat, proporciona 132 cv a 5.250 rpm e 18,9 kgfm de torque a 4.500 rpm com etanol. Com o combustível derivado do petróleo, os números vão a 130 cv e 18,4 kgfm nos mesmos giros.
A marca ainda destaca que os motores inéditos têm como grande vantagem o alto torque em baixo giro. No motor 1.6, conforme explica a Fiat, 80% do torque já está disponível a 1.500 rpm, enquanto o bloco 1.8 dispõe de 93% de sua força logo acima dos 2.500 rpm. Tal performance, de acordo com a marca, foi alcançada a partir de aperfeiçoamentos na redução de peças móveis e diminuição das vibrações do conjunto.
Com a chegada dos novos modelos, a Fiat encerra a produção das versões ELX e HLX do Punto. Em contrapartida, mantém as opções Attractive 1.4, à venda a partir de R$ 39.290, e T-Jet, versão com motor 1.4 turbo, com preço inicial fixado em R$ 64.670.
Veja como ficou a linha Punto:
Attractive 1.4 8V: R$ 39.290
Essence 1.6 16V: R$ 44.190
Essence 1.8 16V: R$ 46.250
Essence 1.8 16V Dualogic: R$ 48.780
Sporting 1.8 16V: R$ 51.200
Sporting 1.8 16V Dualogic: R$ 53.730
T-Jet 1.4 16V Turbo: R$ 64.670