Menu
Comente Comente esta notícia |Compartilhe Compartilhar no Facebook Twitter Instagram Indicar para amigo

Governo

reonera importação de pneus de carga.

TAXAÇÃO.
Governo reonera importação de pneus de carga.
Câmara de Comércio Exterior (Camex) também recompõe taxas de resinas plásticas.
Para evitar a paralisação da produção nacional e demissões na indústria, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou na última quinta-feira (16) o retorno da tarifa de 16% sobre a importação de pneus de carga.
Em sua primeira reunião no governo Lula, o colegiado do Ministério do Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) também recompôs as alíquotas de importação de quatro tipos de resinas plásticas.
De acordo com a pasta, as duas resoluções serão publicadas no Diário Oficial da União (DOU) até terça-feira (22). Desde janeiro de 2021, a tarifa de importação de cinco modelos de pneus de carga estavam zeradas.
"Com o fim da isenção tributária aos pneus de carga importados, a indústria já sinalizou com o recuo em seus planos de demissão" - MDIC
"A medida é uma boa notícia para os fabricantes de pneus nacionais, que vinham enfrentando queda na produção causada pelo aumento de importados e, com os estoques cheios, ameaçavam paralisar a produção e realizar demissões", afirmou o MDIC, em nota divulgada à imprensa. "Com o fim da isenção tributária aos pneus de carga importados, a indústria já sinalizou com o recuo em seus planos de demissão", prosseguiu o órgão.
A recomposição da taxação da importação para as resinas plásticas reunifica as alíquotas em 11,2%. De julho a agosto do ano passado, o então governo federal havia reduzido a cobrança para copolímeros de etileno (3,3%), politereftalato de etileno (4,2%), copolímeros de propileno (4,4%) e PVC obtido por processo de suspensão (4,4%).
"A imposição das reduções das alíquotas teve consequências danosas para o setor químico brasileiro, com o aumento das importações e queda de preço de venda das resinas nacionais. O segmento já havia registrado paralisação em, pelo menos, uma linha de produção de resina PET, em Pernambuco", completou o MDIC.
Publicado em 19/03/2023 ÀS 13H19.Editado por: Anderson Scardoelli.Foto: Goodyear/divulgação.



Clique aqui, curta a fanpage do INFOCARRO no Facebook e fique por dentro das principais notícias automotivas.
Siga o INFOCARRO no TWITTER: @INFOCARRO

Fotos:

Comentários:

Clique aqui e seja o primeiro a comentar esta notícia!
Comente Comente esta notícia |Compartilhe Compartilhar no Facebook Twitter Instagram Indicar para amigo

Infocarro nas redes sociais