Qual foi o primeiro carro do mundo? A resposta pode surpreender.
Tão enigmática (ou quase) quanto a resposta para a pergunta sobre quem veio primeiro, o ovo ou a galinha, é descobrir a afirmação correta sobre qual, afinal, foi o primeiro carro do mundo. Até hoje, muitas teorias a respeito do assunto apontam para o Ford Model T. Essa, no entanto, é apenas uma das várias respostas possíveis ao questionamento.
Apresentado ao mundo por Henry Ford em 1908 e projetado para ser "acessível, simples de operar e durável", o Ford Model T foi, na verdade, o 1º carro do mundo a ser comercializado, mas não o primeiro da História. Esse título, de fato e de direito, pertence a um outro veículo, e você saberá qual é o carro em questão daqui a pouquinho.
Antes, porém, vamos falar mais um pouco sobre o Ford Model T, considerado por muitos como o primeiro carro do mundo. Fabricado em Highland Park, em Michigan, nos Estados Unidos, o primeiro carro do mundo a ser comercializado foi testado pelo próprio Henry Ford e ficou famoso por algumas acrobacias que podia realizar, incluindo subir as escadas do Capitólio do Estado do Tennessee e chegar ao topo do Pikes Peak.
Entre as tecnologias modernas (para a época, é claro), podemos destacar o volante do lado esquerdo, o tanque de gasolina alocado sob o banco do passageiro, a cabeça do cilindro removível e o uso extensivo da liga leve, também chamada de aço vanádio. O preço baixo também era uma atração, pois o Ford Model T era vendido por algo entre US$ 260 e US$ 850 (R$ 1.338 e R$ 4.376, na cotação atual).
Benz-Patent Motorwagen
Imagem: Divulgação/DaimlerUma outra corrente de especialistas do segmento automotivo dá ao Benz-Patent Motorwagen o título de primeiro carro do mundo. Ele, no entanto, também não parece ser efetivamente o primeiro carro construído no planeta.
Patenteado em 29 de janeiro de 1886 por Karl Benz, o Benz-Patent Motorwagen tinha um motor monocilíndrico de quatro tempos e 954 cilindradas. Ele desenvolvia "impressionantes" 0.75 CV a 400 rpm e atingia velocidade máxima de apenas 16 km/h.
Dotado de apenas três rodas, o Benz-Patent é, também, o primeiro carro da hoje luxuosa Mercedes Benz e chegou a ganhar duas séries especiais da montadora: uma produzida em 1980 e outra em 2002. Os carros foram parar nas mãos de colecionadores, que chegaram a desembolsar US$ 60 mil (R$ 311,4 mil) pelas relíquias.
Quem pensa em fazer piada comparando com os dias atuais, em que os supercarros passam facilmente dos 200 km/h, um aviso: não custa lembrar que estamos falando de uma invenção surgida antes de 1900, época em que os cavalos eram o principal meio de transporte.
O primeiro "carro" do mundo.
Imagem: Reprodução/WikipediaSe formos levar a ferro e fogo o conceito de carro aplicando-o ao primeiro veículo do mundo a andar sem ser puxado por cavalos, o título vai para este meio de locomoção esquisitão da foto aí em cima. Na verdade, ele está aqui em nossa matéria apenas para ilustrar, pois não é, exatamente, o primeiro carro do mundo.
O projeto é, na verdade, um trator movido a vapor, criado pelo francês Joseph Cugnot, em 1771, antes mesmo do surgimento das locomotivas e de outros veículos movidos a vapor, combustão ou eletricidade.
O primeiro carro "mesmo"
Imagem: Reprodução/WikipediaO título de primeiro carro do mundo, na verdade, pertence à invenção do austríaco Siegfried Marcus, datada de 1870. Ele era bastante rústico, mas contava com um motor movido a combustão interna, o que basta para caracterizá-lo como o primeiro carro do mundo.
Em 1884, o francês Édouard Delamare-Deboutteville patenteou o que poderia ser considerado o segundo carro do mundo, equipado com motor bicilíndrico, alimentado por gás de petróleo, quatro rodas e transmissão por correntes para as rodas traseiras.
E você sabe o porquê de nenhum desses dois ser considerado o primeiro carro do mundo? O do francês tem até um motivo justificável, pois, como não foi produzido em série, acabou sendo "desconsiderado" pela História. O carro criado pelo austríaco Siegfried Marcus, no entanto, ficou para trás por culpa do regime nazista alemão.
Como a Volkswagen está transformando carros em extensões dos smartphonesIsso mesmo. Por determinação do governo da Alemanha, em 1940, as enciclopédias foram obrigadas a substituir o nome de Siegfried Marcus, que era judeu, pelo dos engenheiros alemães Gottlieb Daimler e Karl Benz.
Fonte: canaltech.Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 05 de Outubro de 2021 às 16h10Reprodução/GPS 56.