Como o Porsche Taycan turbo pode ser 100% elétrico e turbo? Não pode.
Primeiro carro 100% elétrico do fabricante alemão é lançado em duas versões: Turbo e Turbo S. Ele abusa do nome, mas pode procurar: não tem nenhuma turbina escondida
O Porsche Taycan é o primeiro elétrico da marca, rompendo (mais uma vez) com tradições. Porém, uma tradição da qual a Porsche não abriu mão foi ao batizar o novo bólido, cuja principal novidade é justamente a de não queimar nem uma gota de combustível fóssil.
Nem o Taycan Turbo, nem o Taycan Turbo S usam gasolina. Logo, não têm motor a combustão, não usam cilindros, não têm virabrequim, nem pistões e bielas. Logo, também não têm turbina, como ocorre com os demais carros da montadora.
Como não há uma solução técnica do departamento de engenharia que justificasse uma turbina atrelada aos motores elétricos, o jeito foi apelar ao marketing.
A partir de agora, o nome "Turbo", para a Porsche, deixa de ser apenas uma nomenclatura técnica, e passa a ser uma designação para as versões mais potentes, como se fosse uma marca ou divisão de maior luxo e performance.
O Taycan Turbo desenvolve 680 cv e 86,6 kgfm, o que lhe garante a aceleração de zero a 100 km/h em 3,2 segundos. Já a Turbo S, possui 760 cv e impressionantes 107,1 kgfm, cravando o zero a 100 km/h em 2,8 segundos. Ambos têm tração integral e chega a máxima de 260 km/h.
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A bateria de íons de lítio tem capacidade de 93,4 kWh e garante (diz o fabricante) 450 km de autonomia. Também é a primeira vez que um carro elétrico vem com sistema de 800V para carregamento. A Porsche diz que bastam cinco minutos na tomada para rodar 100 quilômetros.
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Fonte: Autoesporte.Por: Marcus Vinicius Gasques.Data: 14/09/2019 11h59.