Mercedes que se cuide: Porsche preparou motor para a Fórmula 1.
Objetivo era o de que o V6 atendesse às novas normas da competição até 2021, mas os planos subiram no telhado
Porsche já tem motor para competir com a Mercedes.
A Mercedes-AMG deve ter levado um belo susto nas [ultimas semanas, mas agora já pode respirar aliviada. Isso porque a Porsche não apenas projetou, mas construiu um motor para atender ao regulamento de 2021 da Fórmula 1. Mas, os alemães da Mercedes já não estão mais em risco porque seus compatriotas da Porsche parecem ter desistido do projeto.
Ele estava parado desde que a VAG (Grupo Volkswagen Audi, da sigla em inglês, no qual a Porsche está inserida) decidiu sair do WEC (Campeonato Mundial de Endurance) e participar da Fórmula E. Mas antes disso, a Porsche já havia começado a trabalhar em um V6 especialmente para a categoria.
Segundo o chefe de automobilismo da Porsche, O V6 se adequada ao regulamento de 2021 da Fórmula 1.
Em 2017, a organização da Fórmula 1 deu sinais de que o regulamento seria alterado e a recuperação de energia dos gases de escapamento não seria mais necessária. A partir daquele ano, a Porsche passou a ser membro da Comissão de Fabricantes da FIA e esteve envolvida nas discussões sobre a futura estratégia de direção na Fórmula 1 a partir de 2021", disse o chefe de automobilismo da Porsche, Fritz Enzinger, em entrevista ao site Autosport.
A fabricante alega que o seis-cilindros chegou a ficar completo e em fase de testes de bancada. Ou seja, não chegou a ser instalado em um carro para correr de verdade. Cerca de 25 engenheiros e mecânicos trabalharam no novo propulsor.
Mas, mesmo depois de todo esse investimento, a montadora abortou os planos. A Porsche não deu mais detalhes sobre os motivos para desistir de entrar na Fórmula 1, mas o projeto foi engavetado. E a Mercedes-AMG já respira aliviada.
Fonte: Autoesporte.Por: Vinicius Montoia.Data: 31/05/2019 15h52.Porsche Fórmula 1 (Foto: Alessandro Melone Designs).