James Bond usará um Aston Martin elétrico 610 CV em 2020 no novo 007.
Rapid E faz uso de dois motores elétricos que geram 610 cv e 97 kgfm e o levam aos 100 km/h em menos de quatro segundos, silenciosamente.
Esqueça o som envolvente do motor 4.0 V8 de 436 cv do Aston Martin DB10 utilizado por James Bond (Daniel Craig) em Spectre, de 2015. Ou do estrondo do propulsor 6.0 V12 de 460 cv do Aston Martin Vanquish guiado pelo agente britânico em Die Another Day, de 2002. A nova trama de 007 trará uma eletrizante novidade aos fãs das supermáquinas.
Saem de cena os enormes, barulhentos e poluentes - mas apaixonantes - motores a combustão para darem lugar a um modelo mais limpo e silencioso que, contudo, não entrega menos desempenho.
Nós estamos falando do novo Aston Martin Rapid E, um superesportivo 100% elétrico, o primeiro da marca, construído em parceria com os engenheiros da Williams Advanced Engineering que terá produção limitada a 155 unidades (corra para garantir a sua).
Cada exemplar será vendido pela bagatela de 250 mil libras, algo como R$ 1,3 milhão, em conversão direta. As primeiras unidades começam a ser entregues no último trimestre de 2019.
Resta saber se a ausência dos graves decibéis emitidos pelos metais será compensada pela ficha técnica e força bruta do Rapid E. O elétrico é alimentado por uma bateria de 800 Volts com capacidade de 65 kWh, e utiliza mais de 5.600 células cilíndricas de íons de lítio.
A imensa parafernália eletrônica foi montada onde antes habitavam o antigo 6.0 V12, a caixa de câmbio e o tanque de combustível. Toda a energia alimentará dois motores elétricos montados na parte traseira que juntos irão gerar 610 cv e colossais 97 kgfm.
Com esse trem de força, segundo a fabricante, a prova de zero a 100 km/h será cumprida em menos de quatro segundos. E a velocidade máxima será de 250 km/h. A autonomia prometida é de 200 milhas, ou 320 quilômetros.
Vale salientar que todo esse vigor só será disponibilizado enquanto as baterias estiverem totalmente carregadas.
Apesar da limitação, a Aston Martin garante que o Rapid E terá autonomia suficiente para dar uma volta completa no lendário circuito Nürburgring, na Alemanha, no modo "sangue no olho", ou seja, despejando o máximo de potência.
E até mesmo os puristas podem dormir sossegados, já que os motores elétricos acionam as rodas traseiras através de um diferencial de deslizamento limitado. O sistema combinado com os redimensionados amortecedores e molas da suspensão garantem igual equilíbrio dinâmico e controle afinado do irmão Rapide S, o carro que lhe deu origem.
Por fora, a aerodinâmica e a parte inferior do carro foram aperfeiçoados em relação ao Rapid S. E para assegurar que o futuro carro espião não saia do prumo nas perseguições eletrizantes foram utilizados pneus Pirelli P Zero.
Todos os afortunados e felizardos compradores farão parte de um seleto grupo que poderá contribuir com comentários e experiências de condução. A iniciativa trará o feedback que a Aston Martin precisa para desenvolver e melhorar seus futuros carros elétricos.
O Rapide E será construído na futura fábrica de St. Athan, no Reino Unido. A planta já está sendo chamada de futura casa da eletrificação dos carros do grupo.
Bond 25, o quinto e último filme de Daniel Craig como o agente mais famoso do cinema, tem estreia mundial marcada para o dia 8 de abril de 2020. Confira o trailer abaixo que traz ainda um Ford Mustan Shelby GT500 acelerando pelas ruas de Londres. Será que o silêncio de um carro elétrico vai ajudá-lo a pegar seus inimigos de surpresa?
Fonte: Autoesporte.Por: Alexandre Izo.Data: 16/03/2019 09h47.